Mediação da leitura em bibliotecas públicas
proposta de um grupo na biblioteca Dr. Possidônio da Silva Bem em Juazeiro do Norte-CE
Resumo
Aborda a leitura no âmbito da biblioteca pública, mais especificamente a proposta de grupos de leitura no intuito de dinamizar o acervo e incentivar a leitura. O problema está alicerçado no seguinte questionamento: como é possível construir um grupo para mediação de leitura na Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, Ceará? O objetivo geral é: abordar as práticas de mediação da leitura em bibliotecas públicas, visando a proposta de criação de um Grupo de Leitura para a Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, por meio de estratégias de dinamização e de tecnologias digitais, usando como protótipo o Grupo de Leitura "Ciranda de Livros" da Livraria Nobel Cariri. Os objetivos específicos são: identificar as potencialidades de mediação da leitura na Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, a fim de favorecer a criação de um grupo de leitura como mecanismo para estimular leitura e leitores; verificar os níveis de leitura dos usuários da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte; compreender como ocorrem as práticas de mediação de leitura na Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte e propor a criação de um grupo de leitura para a comunidade de usuários da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte. A metodologia se caracteriza quanto aos objetivos em descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos técnicos em bibliográfica, quanto à análise trata-se de uma pesquisa qualitativa e teve como instrumento um questionário estruturado para coleta de dados. Por fim, ao propor a criação de um Grupo de Leitura para a Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, tornaremos esse espeço de informação mais dinâmico, estimulando e potencializando a leitura e os leitores.
Referências
Copyright (c) 2022 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.