A trajetória do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC/UFAM)

  • Guilhermina de Melo Terra Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Thaís Lima Trindade Universidade de Brasília
Palavras-chave: gupos de pesquisa, Grupo de Pesquisa – Informação e Comunicação, GRUPIC

Resumo

O papel social das universidades se volta para o desenvolvimento do meio em que é parte integrante. Isso significa frisar que, além da formação integral do egresso, o qual atuará no mercado de trabalho, as universidades, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão, necessitam estabelecer uma interação com a sociedade, a fim de colocar em práticas as sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica, junto às ações de ensino e pesquisa. Para isso, cabe ao pilar da pesquisa a construção de novos conhecimentos a serem aplicados à sociedade, em prol de seu bem-estar. Nesta perspectiva, os grupos de pesquisa passam a exercer um papel relevante. Por esta razão, este manuscrito visa apresentar a trajetória do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC), pertencente à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/UFAM), dando ênfase às ações realizadas ao longo dos seus quatro anos de existência. Do balanço apresentado, considera-se que os resultados obtidos foram positivos. Espera-se que o artigo sirva de inspiração para a criação de novos grupos de pesquisa.

Biografia do Autor

Guilhermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pós-Doutora em Museologia. Doutora em Museologia. Professora da Faculdade de
Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Thaís Lima Trindade, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Ciências da Comunicação. Bacharel em Biblioteconomia.

Referências

AZEVEDO, Isabelle Campos de; et al. Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Rev Enferm UFSM, ano 8, n.2, p. 390-398, abr./jun.2018.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 out. 2022.

GRUPO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Regimento Interno do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. 2019.

GRUPO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Nossas linhas. 2020a. Disponível em: https://grupic.ufam.edu.br/nossaslinhas.html. Acesso em: 5 out. 2022.

GRUPO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Canal Grupo de Pesquisa GRUPIC. 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/c/GrupodePesquisaGRUPIC/featured. Acesso em: 5 out. 2022.

GRUPO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Nossas produções. 2020c. Disponível em: https://grupic.ufam.edu.br/producoes.html. Acesso em: 5 out. 2022.

JORNADA DE ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA E MUSEOLOGIA, 2021, Manaus. Anais […]. Manaus: Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, 2021.Tema: desafios na contemporaneidade. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6091. Acesso em: 5 out. 2022.

JUNG, Yuha. The art museum ecosystem: a new alternative model. Museum Management and Curatorship, ano 26, n.4, p. 321-338, 2011.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 77-92, jul./dez.2005. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441. Acesso em: 8 out.2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Cadernos de Pedagogia Universitária, n. 3 p.1-40, 2008. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_3_PAE.pdf. Acesso em: 6 out. 2022.

TARTARUGA, Ivan G. Peyré. As inovações nos territórios e o papel das universidades: notas preliminares para o desenvolvimento territorial no estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, 2010. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/76577/1/MPRA_paper_76577.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

TEIXEIRA, Anísio. Funções da universidade. Boletim Informativo CAPES. Rio de Janeiro, n.135, fev. 1964. p.1-2. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/fran/artigos/funcoes.html. Acesso em: 5 out. 2022.

Publicado
2023-03-31
Como Citar
TERRA, G. DE M.; LIMA TRINDADE, T. A trajetória do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC/UFAM). Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 24-36, 31 mar. 2023.
Seção
Artigos