Percurso do Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo)

  • Marianna Zattar Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Nysia Oliveira de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Alberto Calil Elias Junior Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Palavras-chave: Rede de pesquisa, Competência em informação, Prática informacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo) para a comunidade discursiva do campo biblioteconômico-informacional sob a perspectiva das dinâmicas culturais participativas e colaborativas, tendo por base a interação entre os sujeitos nos processos de construção de saberes. Para isso, o texto é apresentado em formato de relato de experiência de modo a dialogar com referências que falam sobre a produção do conhecimento sob o ponto de vista da colaboração. Relaciona a ação do Laboratório com a Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro, o que possibilita a ampliação dos diferentes entendimentos acerca de conceitos-chaves do campo de estudos voltado para o diálogo entre as pesquisas e práticas que contemplam a educação e a informação. No entanto, as possíveis dissonâncias se constituem em elementos que compõem a arena dos diálogos que atravessam o LabCoInfo a Rede em suas ações e reflexões. Não se trata, portanto, de um grupo que foca ou ignora as divergências, mas incorpora-as aos processos de construção de saberes dialógicos, desenvolvendo suas pesquisas e práticas de modo a serem preservadas as diversidades. Busca-se, assim, contribuir para o fortalecimento das ações de competência em informação em nível nacional e internacional para mapear, promover e divulgar pesquisas e ações no âmbito da competência em informação, compilar de forma sistemática as atividades e os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão sobre a competência em informação desenvolvidos pelas instituições participantes, estabelecer parcerias e interações com outras redes, instituições e organizações que atuam na área, estabelecer canal de comunicação para a Rede e apoiar as ações dos grupos de trabalho criados no âmbito da Rede. Apresenta as atividades da rede na produção científica, na participação em grupos de pesquisa e nos projetos de pesquisa e extensão. Conclui que a estrutura em rede de produção do conhecimento pode ser um espaço de diálogo profícuo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Marianna Zattar, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora e mestra em Ciência da Informação. Professora do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nysia Oliveira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Políticas públicas e formação humana pela UERJ, Mestra em Memória Social e Documento pela UNIRIO. Professora do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alberto Calil Elias Junior, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor e mestre em Ciência Sociais pela UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO e da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO.

Referências

ANTOUN, Henrique. (org,). Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Maud X, 2008.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupo de Pesquisas no Brasil, [201-a]. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/home. Acesso em: 02 abr. 2023.

HAYTHORNTHWAITE, Caroline. Redes de aprendizagem, grupos e comunidades. In: TOMAÉL, Maria Inês; MARTELETO, Regina Maria. (orgs.). Informação e redes sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: EDUEL, 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KATZ, J. Sylvan; MARTIN, Ben R. What is research collaboration? Research Policy, Amsterdam, v. 26, n. 1, p. 1-18, 1997.

KUMAR, Sameer. Co-authorship networks: a review of the literature. Aslib Journal of Information Management, West Yorkshire, v. 67, n. 1, p. 55-73, 2015.

PARENTE, André. (org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulinas, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005 (Coleção Questões da Nossa Época, v. 120).

SONNENWALD, Diane H. Scientific Collaboration. Annual Review of Information Science and Technology, New York, v. 42, n. 1, p. 643-681, 2007.

VANZ, Samile A. de Souza; STUMPF, Ida R. C. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 42-55, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23632/19096. Acesso em: 1 abr. 2023.

Publicado
2023-04-04
Como Citar
ZATTAR, M.; SÁ, N. O. DE; ELIAS JUNIOR, A. C. Percurso do Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo). Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 63-73, 4 abr. 2023.
Seção
Artigos