Percurso do Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo) para a comunidade discursiva do campo biblioteconômico-informacional sob a perspectiva das dinâmicas culturais participativas e colaborativas, tendo por base a interação entre os sujeitos nos processos de construção de saberes. Para isso, o texto é apresentado em formato de relato de experiência de modo a dialogar com referências que falam sobre a produção do conhecimento sob o ponto de vista da colaboração. Relaciona a ação do Laboratório com a Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro, o que possibilita a ampliação dos diferentes entendimentos acerca de conceitos-chaves do campo de estudos voltado para o diálogo entre as pesquisas e práticas que contemplam a educação e a informação. No entanto, as possíveis dissonâncias se constituem em elementos que compõem a arena dos diálogos que atravessam o LabCoInfo a Rede em suas ações e reflexões. Não se trata, portanto, de um grupo que foca ou ignora as divergências, mas incorpora-as aos processos de construção de saberes dialógicos, desenvolvendo suas pesquisas e práticas de modo a serem preservadas as diversidades. Busca-se, assim, contribuir para o fortalecimento das ações de competência em informação em nível nacional e internacional para mapear, promover e divulgar pesquisas e ações no âmbito da competência em informação, compilar de forma sistemática as atividades e os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão sobre a competência em informação desenvolvidos pelas instituições participantes, estabelecer parcerias e interações com outras redes, instituições e organizações que atuam na área, estabelecer canal de comunicação para a Rede e apoiar as ações dos grupos de trabalho criados no âmbito da Rede. Apresenta as atividades da rede na produção científica, na participação em grupos de pesquisa e nos projetos de pesquisa e extensão. Conclui que a estrutura em rede de produção do conhecimento pode ser um espaço de diálogo profícuo de aprendizagem.
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