Comportamento e competência informacionais

duas perspectivas para um mesmo fenômeno

  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Competência em informação, comportamento informacional, comunidades de usuários

Resumo

Resgata a história do grupo de pesquisa ‘Comportamental e competência Informacionais’ iniciado nos anos 2000. O grupo possui duas linhas de pesquisa: estudo do comportamento informacional e estudos teóricos e aplicados da competência Informacional de comunidades de usuários de diferentes domínios em particular em contextos educacionais e acadêmicos e da vida cotidiana. Ao longo dos quase 22 anos de existência, o grupo dedicou-se a projetos de extensão e a realização de pesquisas nos âmbitos da graduação e pós-graduação strictu sensu, contribuindo com a formação de discentes, bibliotecários, educadores e novos pesquisadores. A descrição retrospectiva da jornada do grupo de pesquisa permite vislumbrar o alcance das ações, seja em nível individual – na formação e atuação de cada participante, seja em nível educacional e social, de como as atividades realizadas impactam os grupos alcançados, tanto aqueles que participaram diretamente das atividades, bem como daqueles que têm acesso à produção resultante dessa trajetória.

Biografia do Autor

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora Letras, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestra em Educação e Bacharela em Biblioteconomia, pela UNESP. Professora Livre Docente da UNESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência Informacionais.

Referências

ALVES, A. P. M. Competência informacional e o uso ético da informação na produção científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018. v. 1. 208p
BASTOS, G. ; CASARIN, H. de C. S. Short Learning Programmes (SLP) for professional development: results from an international collaborative experience (UAb - UNESP). In: THE ONLINE, OPEN AND FLEXIBLE HIGHER EDUCATION CONFERENCE, 2019, Madrid. Proceedings of …, 2019. p. 299-308.
CAMPELLO, B. S. (trad. e org). Como utilizar a biblioteca na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CASARIN, H. C. S. (Org.). Estudos de usuários da informação. Brasília: Thesaurus, 2014.
CASARIN, H. de C. S. (Org.) Usuários da informação e diversidade. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.
Publicado
2023-04-14
Como Citar
CASARIN, H. DE C. S. Comportamento e competência informacionais: duas perspectivas para um mesmo fenômeno. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 279-293, 14 abr. 2023.
Seção
Artigos