Competência Leitora e Competência em Informação

abordagens transgressoras para a pesquisa e a extensão universitária em espaços de (in)formação e (des)informação

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Palavras-chave: Competência Leitora, Competência em Informação, Desinformação, Pesquisa e Extensão

Resumo

Objetiva relatar a dinâmica do “Grupo de Pesquisa Competência Leitora e Competência em Informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação” certificado pelo CNPq, contemplando a flexibilização das atividades de pesquisas, estudos e formativas durante a pandemia da Covid-19. Especificamente, procura apresentar diretrizes do “Modelo das Competências Leitora e em Informação” atravessadas pelo letramento social e responsáveis pela sustentação teórica e prática deste Grupo de Pesquisa e, por conseguinte, identificar competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento da gestão colaborativa do trabalho remoto (teletrabalho), atendendo ao tripé da universidade “ensino, pesquisa e extensão”. Com uma pesquisa exploratória e bibliográfica, identificam-se etapas do plano de ação da “Rede de Estudos das Competências” da Universidade Federal do Espírito Santo, visando a democratização da informação e das ferramentas do teletrabalho. As etapas do planejamento democratizaram canais híbridos de comunicação para a comunidade interna e externa à universidade, bem como ampliaram as ações de (in)formação das competências perante o crescimento do fluxo da (des)informação. Os temas e direcionamentos do modelo das competências deram sustentação aos momentos de estudos e convergiram num conjunto de conhecimentos e atitudes essenciais ao modus operandi da Rede de Estudos do Grupo de Pesquisa. Portanto, a formação dos sujeitos autônomos em processos de recuperação, avaliação e compreensão crítica de diferentes leituras contempla a transgressão disciplinar da Ciência da Informação, sustentando metodologias amparadas pelas abordagens inter e transdisciplinares a fim de atender demandas informativas e educativas da sociedade e comunidade científica

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" (GP CLCOInfo) certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão "Informa-Ação e Cultura" e da atividade de pesquisa e extensionista "Rede de Estudos das Competências" (REC UFES). Pesquisadora da Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã registrada na Plataforma Brasil.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. Cap. 1, p. 9-32
ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob o fogo cruzado. SP: Boitempo, 2020.
ARAÚJO, C. A. V.; VALENTIM, M. L. P. A ciência da informação no brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas: Anales de Investigación (Cuba), v. 15, n. 2, p. 232-259, 2019.
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
BECKER, C. da R. F.; GROSCH, M. S. A Formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, ago. 2008.
BURNHAM, T. F. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v. 3, n. 3, jun. 2002.
BRASIL, Decreto n° 6, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre o reconhecimento para devidos fins da ocorrência do estado de calamidade pública. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm.
CNPq. Grupo de Pesquisa Competência Leitora e Competência em Informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação. Diretórios dos Grupos de Pesquisa. 2022. Disponível em: < http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7448832399554247>. Acesso em: 19 nov. 2022.
CUEVAS, Aurora. Competencia lectora y alfabetización en información: un modelo para La biblioteca escolar en la sociedad del conocimiento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.1 n.1, p.3-20, jan./jun. 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GERLIN, M. N. M. Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI. Vitória, ES: Edufes; Rio de Janeiro, RJ: MC&G, 2020a
GERLIN, M. N. M. O relacionamento das competências leitora e em informação com o processo de letramento na era digital. Informação & Informação, v. 26, p. 206-231, 2021.
GERLIN, M. N. M.; RIBEIRO, S. D. C. A contribuição dos modelos de desenvolvimento das competências em leitura e informativas para a sociedade da informação e do conhecimento. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 10, 2020.
GERLIN, M. N. M.; WENCESLAU, A. C. B. C.; SILVA, D. L.; OLIVEIRA, V. C.; RIBEIRO, S. D. C.; COSTA, F. P.; SANTOS, E. M.; BARBOSA, E. T.; NASCIMENTO, A. C. Gestão colaborativa do trabalho remoto da Rede de Estudos das Competências: a flexibilização das ações de pesquisas, estudos e formativas no ciberespaço durante a pandemia. In: Sonia Sánchez-Cuadrado; Aurora Cuevas-Cerveró, Pablo Parra Valero, Michela Montesi. (Org.). Información y desinformación en tiempos de incertidumbre. 1ed.Madrid: Universidad Complutense, Facultad de Ciencias de la Documentación, Departamento de Biblioteconomía, 2021, v. 1, p. 103-114.
MOITA, F. M. G. da S.; ANDRADE, F. C. B. de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, maio/ago. 2009.
RODRIGUES, R. F. L. Competência em Informação, Escrita Científica e Educação Científica. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, pl 221-241, abr./jun. 2022.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.
Publicado
2023-04-14
Como Citar
GERLIN, M. N. M. Competência Leitora e Competência em Informação: abordagens transgressoras para a pesquisa e a extensão universitária em espaços de (in)formação e (des)informação. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 230-258, 14 abr. 2023.
Seção
Artigos