O comum, a mediação da informação e o protagonismo social

interdependências para um mundo de preservação, igualdade e fraternidade

  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Comum, Mediação da informação, Protagonismo social

Resumo

Analisa a importância da discussão acerca do comum para as abordagens da mediação da informação, considerada um fundamento central das especialidades do campo da Ciência da Informação para o cumprimento da responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento do protagonismo social. Trata-se de um estudo bibliográfico com análise qualitativa da literatura que aborda a perspectiva do comum, destacadamente as abordagens de Dardot e Laval, e as abordagens da mediação da informação e suas dimensões, especialmente de Almeida Junior e Gomes. Como resultado observou-se que a consideração do comum tem centralidade para o alcance das dimensões da mediação que, orientado pelo exercício da práxis emancipadora, tende a potencializar o desenvolvimento do protagonismo social, o que implicará no avanço da mediação consciente da informação.

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Profa. titular do ICI e PPGCI/UFBA. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Acadêmica Titular da Academia de Ciências da Bahia

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Publicado
2024-01-21
Como Citar
GOMES, H. F. O comum, a mediação da informação e o protagonismo social: interdependências para um mundo de preservação, igualdade e fraternidade. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 226-241, 21 jan. 2024.
Seção
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação