A Biblioteconomia no nordeste brasileiro: expansão e consolidação no ensino de graduação e pós-graduação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre o histórico da Biblioteconomia na Região Nordeste do país. Para isso, realizou-se uma breve contextualização sobre a história da Biblioteconomia no Brasil, dando enfoque para o surgimento do primeiro curso instituído no país e os acontecimentos que sucederam tal fato e que foram de grande importância para a expansão do curso dentro do território brasileiro, tomando como foco principal a institucionalização da Biblioteconomia na Região Nordeste. Trata-se de uma pesquisa descritiva que aborda a chegada da Biblioteconomia na referida região e expõe dados sobre o sua expansão e consolidação no Nordeste brasileiro, tanto em relação aos cursos de graduação como também aos cursos de pós-graduação. A coleta dos dados se deu no sistema e-MEC do Ministério da Educação e na Plataforma Sucupira (mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Conclui-se que a Região Nordeste é hoje a segunda região com maior índice de cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação ofertados no país, sendo todos os cursos oferecidos pela esfera pública de ensino.
Referências
BIBLIOTECA NACIONAL. Competências e atividades. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/competencias-atividades Acesso em: 15 set. 2017.
CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesarus, 2000.
COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: CAPES. Sobre pós-graduação stricto sensu. 2017a. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/pos-graduacao-stricto-sensu/7443-sobre-pos-graduacao-stricto-sensu> Acesso em: 27 set. 2017.
_____. Cursos recomendados/reconhecidos. 2017b. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados> Acesso em: 21 set. 2017.
_____. Plataforma Sucupira. 2017c. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf> Acesso em: 21 set. 2017.
E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. 2017. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 28 abr. 2017.
FONSECA, Edson Nery da. A Biblioteconomia no contexto mundial. Brasília: Edições tempo brasileiro, Instituto Nacional do Livro, 1979.
LIMA, Maria Letícia de Andrade. 30 Anos de Ensino de Biblioteconomia em Pernambuco. Cadernos de Biblioteconomia, Recife, v.3, n.1, p. 1-12, 1980. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/3412 Acesso em: 27 Set. 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MARTINS, Gracy Kelli. Institucionalização cognitiva e social da Organização e Representação do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. 2014. 184 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)– Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114036/000802672.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 9 dez. 2017.
MUELLER, Susana Pinheiro Machado. O ensino de biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v.14, n.1, p.3-15, jan./jun. 1985. Disponível em: http://revista.ibict.br/cine/article/view/222/222 Acesso em: 28 abr. 2017.
NASCIMENTO, Maria Vanessa do; et al. 10 anos do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri: as produções monográficas discentes como fonte de informação. In: SEMANA ACADÊMICA DE BIBLIOTECONOMIA, 8., 2016, Juazeiro do Norte. Anais... Juazeiro do Norte: UFCA, CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, 2016, p. 235-247. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7_9L_hB64VSck9MdFhZV1g2Vlk/view Acesso em: 9 dez. 2017.
OLIVEIRA, Marlene; CARVALHO, Gabrielle Francinne; SOUZA, Gustavo Tanus. Trajetória histórica do ensino da biblioteconomia no Brasil. Informação e Sociedade, João Pessoa, v.19, n.3, p. 13-24, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3754/3167 Acesso em: 15 set. 2017.
RIO DE JANEIRO. Constituição (1911). Decreto nº 8.835, de 11 de julho de 1911. Rio de Janeiro, Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8835-11-julho-1911-502890-republicacao-102224-pe.html Acesso em: 28 abr. 2017.
RUSSO, Mariza. Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2010. 178 p.
SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.9, n.2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_2a89090870_0000014338.pdf Acesso: 15 set. 2017.
SANTOS, Josiel Machado. Bibliotecas no Brasil: um olhar histórico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.6, n.1, p. 50-61, jan./jun. 2010. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/132/168 Acesso em: 15 set. 2017.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, [S.l], v. 1, n. 1, jan./jun. 2000.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. Olinda, PE: Livro Rápido, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Centro de Ciências Sociais Aplicadas: histórico. 2017. Disponível em: < http://www.ccsa.ufpb.br/ccsa/contents/paginas/historico> Acesso em: 12 out. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto pedagógico do curso de biblioteconomia. Fortaleza, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto político pedagógico do curso de Biblioteconomia. Maranhão, 2007. Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/VoxFpKFSbrfu2g6.pdf> Acesso em: 12 out. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político pedagógico do curso de biblioteconomia da universidade federal do rio grande do norte. Rio Grande do Norte, 2007.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.