O arquivamento e a disponibilização dos produtos audiovisuais universitários do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Cariri
  • José Jullian Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Produto audiovisual jornalístico, Prática de arquivamento, Ambiente digital de informação

Resumo

Este estudo busca analisar como os processos de aprendizado estão para além das etapas de produção e pós-produção do produto audiovisual universitário, partindo da seguinte problemática: como as práticas de arquivamento e disponibilização online do produto audiovisual jornalístico desenvolvem novas formas de consumo e aprendizado no ambiente universitário? Enquanto objetivo geral buscamos compreender como ocorrem as práticas de arquivamento e disponibilização dos produtos audiovisuais nas plataformas online. E, os objetivos específicos: a) mapear as plataformas online de disponibilização, utilizadas pelo Curso de Jornalismo da UFCA e; b) refletir sobre as novas formas de consumo audiovisual a partir dos avanços tecnológicos no ambiente digital. A metodologia é caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, levantamento bibliográfico e coleta dos produtos audiovisuais com recorte entre os anos de 2013 a 2019. Dessa forma, identifica-se como o arquivamento, disponibilização e consumo estão presentes no diálogo com os ambientes digitais de informação. Uma vez que esses lugares funcionam enquanto ambientes memorialísticos e de consumo audiovisual.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Comunicação e Semiótica Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado I da Universidade Federal do Cariri.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1769678534430582

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

Jornalista. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9878648271072225

 

 

Publicado
2020-04-16
Como Citar
CAJAZEIRA, P. E. S. L.; GOMES DE SOUZA , J. J. O arquivamento e a disponibilização dos produtos audiovisuais universitários do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 39-49, 16 abr. 2020.
Seção
Artigos