O Role Playing Game (RPG) na Ciência da Informação
uma aventura épica entre dois mundos
Resumo
O Role-Playing Game (RPG) é um jogo de interpretação colaborativo em que um grupo de pessoas se reúne para contar histórias. Por muito tempo, ele foi visto como mais um jogo para adolescentes, porém, isso vem mudando, pois, diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento começaram a enxergar o potencial desse tipo de jogo. A fim de fomentar a pesquisa sobre a temática do RPG na Ciência da Informação (CI), esta pesquisa se propõe a responder ao seguinte problema: “Como a Ciência da Informação tem abordado o tema RPG em seus estudos?”. O objetivo principal é elaborar um panorama da produção científica nacional e internacional na CI sobre o tema RPG. Para isso, foi utilizado o método Scoping Review, que é composto por cinco etapas, sendo elas: identificar a questão da pesquisa; identificar estudos relevantes; fazer a seleção do estudo; mapear os dados; agrupar, resumir e relatar os resultados. A pergunta de pesquisa foi feita por intermédio da estrutura População-Conceito-Contexto (PCC). Um total de 111 artigos foram recuperados, dos quais 21 foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Foi realizado o tratamento dos dados quantitativos e qualitativos. Os principais resultados mostram que os artigos recuperados foram publicados entre os anos de 2000 e 2019, sendo os Estados Unidos (EUA) o país com maior número de publicações; logo, o idioma predominante foi o inglês. As temáticas da CI que se destacaram estão relacionadas à educação, aos serviços prestados em bibliotecas e aos jogos. O método mais utilizado nos manuscritos foi a revisão narrativa. Conclui-se que o RPG na CI ressalta as temáticas de educação e os serviços de biblioteca, e que apesar da estratégia utilizada abranger os três campos –Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia –, não foram recuperados textos que abordassem temas referente aos dois últimos campos.
Referências
ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: Towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 19–32, fev. 2005. Disponível em: http://ezl.periodicos.capes.gov.br/connect?session=rUNo6wkD3p0jU458&qurl=http%3a%2f%2fsearch.ebscohost.com%2flogin.aspx%3fdirect%3dtrue. Acesso em: 30 mar. 2020.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. Eventos: RPG na BPP. Curitiba: BPP, 2015. Disponível em: https://www.bpp.pr.gov.br/modules/extcal/event.php?event=436. Acesso em: 4 nov. 2019.
BRAGA, Jane Maria. Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de Role Playing Game (RPG). In: REUNIÃO DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2000. p. 1–15. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1604t.PDF. Acesso em: 12 fev. 2020.
CARVALHO, Amanda Schmidt; SILVA, Gabriela Prates da. RPG de Mesa. Thesa: Semantic Thesaurus, Porto Alegre, 29 nov. 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/tesauros/index.php/thesa/c/5463/56/. Acesso em: 8 abr. 2020
GROSS, Lidiamara Alves da R. Resposta e-mail. Destinatário: Gabriela Prates da Silva. Curitiba, 30 set. 2019, 1 mensagem eletrônica.
PETERS, Micah DJ; GODFREY, Christina M; McINERNEY, Patrícia; SOARES, Cássia Baldini; KHALIL, Hanah; PARKER, Deborah. Chapter 11: Scoping reviews. In: AROMATARIS, Edoardo; MUNN, Zachary. JBI Manual for Evidence Synthesis. Austrália: Joanna Briggs Institute Global, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Micah-Peters/publication/319713049_2017_Guidance_for_the_Conduct_of_JBI_Scoping_Reviews/links/59c355d40f7e9b21a82c547f/2017-Guidance-for-the-Conduct-of-JBI-Scoping-Reviews.pdf Acesso em: 30 dez. 2021.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; FERREZ, Helena Dodd. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2014. Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. 2008, 268f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000147706. Acesso em: 16 abr. 2021.
SILVA, Gabriela Prates da; SILVA, Eduardo Prates da. Esquema TCC: metodologia. Porto Alegre: [s.n.], 2020. 1 imagem digital, color. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sBdmaJ7QTz1LVuR_qJEKbFnMaSToJEYC/view?usp=sharing. Acesso em: 8 abr. 2020.
VASCONCELOS, Sonia; BATISTA, Pablo; SANT’ANA, Maurício; SORENSON, Martha; LETA, Jacqueline. Researcher’s writing competence: A bottleneck in the publication of Latin American Science? EMBO Reports, [S.l.], v.9, n.8, p.700-702, Aug. 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2515218/. Acesso em: 14 jul. 2020.
ZAMARIAM, Franciela Silva. O RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nas aulas de língua portuguesa. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 11., 2016, Londrina. Blucher Social Science Proceedings, São Paulo, p. 1338-1349, v.2, n. 4, set. 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/socialsciencesproceedings/xi-sepech/gt14_306.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.
Copyright (c) 2022 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.