Mediação bibliotecária no contexto da educação profissional e tecnológica
um relato de experiência
Resumo
As bibliotecas lidaram ao longo dos anos com várias configurações sociais, culturais e informacionais que moldaram as perspectivas sobre sua importância e a atuação na formação dos sujeitos e da própria sociedade como um todo. Recorrendo a proposta conceitual de mediação bibliotecária e estabelecendo-se sob o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência das ações de mediação engendradas na Biblioteca José Luciano Pimentel do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, tendo como principal questionamento saber como essas ações influenciam na formação humana integral dos estudantes e futuros trabalhadores. Discute no referencial teórico os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica, de Mediação Bibliotecária, Mediação da Informação, Mediação Cultural e Mediação da Leitura. Utiliza como metodologia o relato de experiência e como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental e as histórias de vida dos pesquisadores. Relata a experiência de mediação bibliotecária em oito categorias: treinamentos da biblioteca, Semana do Livro e da Biblioteca, protagonismo estudantil, Faróis de Alexandria, projetos de pesquisa, exposições temáticas e redes sociais. Conclui que, apesar da proposta do conceito de mediação bibliotecária ser relativamente recente na área, ela pode ser utilizada como ferramenta para a intervenção do bibliotecário nas dimensões informacionais, culturais e leitoras do processo de interação dos sujeitos com os objetos e símbolo infoculturais.
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