Mediação no Contexto da Biblioteca Escolar

proposta de um manual para escolas particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri

  • Antônia Janiele Moreira da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Mediação da informação, Mediação cultural, Mediação da leitura, Biblioteca escolar, Escolas particulares – Crato, Escolas particulares - Juazeiro do Norte

Resumo

Aborda concepções sobre mediação da informação, da cultura e da leitura no contexto da biblioteca escolar. Refletindo a importância desse espaço para a construção do conhecimento, assim como a relevância do papel do bibliotecário enquanto mediador. Desta forma, o problema do estudo está pautado a partir da seguinte indagação: como estruturar estratégias para mediação da informação, da cultura e da leitura no âmbito das bibliotecas de escolas particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri? Apresenta como objetivo geral: Investigar a realidade de atuação das bibliotecas de escolas particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, visando propor um conjunto de estratégias no âmbito da mediação da informação, da cultura e da leitura. Os objetivos específicos são: refletir sobre perspectivas teórico-práticos e características de mediação aplicadas à biblioteca escolar; realizar um levantamento das bibliotecas escolares particulares de ensino fundamental e médio que compõem as cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri; identificar e analisar as práticas mediação da informação, da cultura e a da leitura das bibliotecas escolares particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A metodologia fundamenta-se a partir de uma revisão bibliográfica, para dá embasamento teórico, caracterizando-se como estudo descritivo. Com abordagens de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de aplicação de questionários, constituindo os sujeitos da pesquisa, bibliotecário e/ou responsável da biblioteca e um gestor da escola da rede privada. A partir dos resultados e discussões, foi possível identificar a realidade das bibliotecas escolares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Percebeu-se que ainda há resistência na contratação de bibliotecários, valorização e reconhecimento da biblioteca escolar como espaço importante para o contexto educacional. Concluiu-se que a biblioteca escolar ainda tem muito a conquistar e ascender. Para isso, é condição sine qua non a presença do bibliotecário, seu reconhecimento e valorização na sociedade e principalmente, na escola. O Manual buscou promover estratégias de atuação para biblioteca escolar a partir da mediação da informação, da leitura e da cultura. Desta forma, espera-se que as escolas se apropriem desse material, e que a produção, comunicação, e principalmente, o uso da informação, possam ser facilitados, proporcionando bons resultados para as bibliotecas e usuários.

Referências

SILVA, Antônia Janiele Moreira da. Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. Orientação: Jonathas Luiz Carvalho Silva. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/SILVA_Media%C3%A7%C3%A3o-no-contexto-da-biblioteca-escolar_2018.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
SILVA, A. J. M. DA. Mediação no Contexto da Biblioteca Escolar: proposta de um manual para escolas particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. Folha de Rosto, v. 7, n. 3, p. 291-292, 9 jan. 2022.
Seção
Resumos de Dissertação