Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn)
contribuições científicas e sociais
Resumo
O presente estudo tem como objetivo demonstrar as contribuições científicas e sociais do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), criado, no ano de 2006, por pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram coletados dados dos currículos Lattes de 24 pesquisadores e estudantes brasileiros membros do GPCIn e analisada a produção acadêmica e científica no período de 2006 até agosto de 2022. Os resultados mostram que o grupo desenvolveu projetos de pesquisa e de extensão, dissertações e teses com diferentes bases teóricas. Além disso, foram publicados livros, capítulos de livros, artigos científicos em anais de eventos e artigos em periódicos científicos. Conclui que o GPCIn vem cumprindo sua missão de promover a Competência em Informação, contribuindo para a evolução científica da temática e, ao mesmo tempo, acompanhando as necessidades sociais das pessoas.
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A Competência em Informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN, 2018. Disponível em: http://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Ebook-Compet%C3%AAncia-em-informa%C3%A7%C3%A3o-no-Brasil-cen%C3%A1rios-e-espectros-Profa.-Regina-Belluzzo-2018.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF): Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 out. 2022.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2022.
DE LUCCA, Djuli Machado. Princípios para o desenvolvimento da competência em informação do idoso sob o foco da dimensão política. 2019. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/206334/PCIN0205-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 25 ago. 2022.
FAZZIONI, Dilva Páscoa De Marco. Competência em informação e sobrecarga de informação em estudantes de cursos pré-vestibulares populares, públicos e gratuitos: em busca de relações e de princípios norteadores. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/229303/PCIN0272-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
MOCELIN, Daniel Gustavo. Concorrência e alianças entre pesquisadores: reflexões acerca da expansão de grupos de pesquisa dos anos 1990 aos 2000 no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 6, n. 11, 2009. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/166/160. Acesso em: 25 ago. 2022.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (GPCIn).
Disponível em: https://gpcin.ufsc.br/. Acesso em: 28 set. 2022.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (GPCIn). Confira a versão final do PDCIn da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2021. Disponível em: https://gpcin.ufsc.br/2021/07/12/confira-a-versao-final-do-programa-de-desenvolvimento-da-competencia-em-informacao-pdcin-da-biblioteca-publica-de-santa-catarina-bpsc/. Acesso em: 26 set. 2022.
ORDOVÁS, Gleide Bitencourte José et al. Núcleo de estudos e pesquisas em competência informacional (GPCIn): contexto e atividades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2429. Acesso em: 25 ago. 2022.
PELLEGRINI, Eliane. Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/234847/PCIN0295-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
RIGHETTO, Guilherme G. ; VITORINO, Elizete V. . #TRANSliteracy: Competência em Informação voltada às pessoas trans*. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 263 p.
RIGHETTO, Guilherme Goulart. Competência em informação às minorias sociais: conjecturando princípios. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/234670/PCIN0289-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
SILVA, Wilian Toneli da. Parâmetros norteadores para o desenvolvimento da competência em informação no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/237339/PCIN0299-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira. Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/231102/PCIN0282-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
VITORINO, Elizete V.; DE LUCCA, Djuli M. (Org.). As dimensões da Competência em Informação: técnica, estética, ética e política (impresso). 1. ed. Porto Velho: Edufro, 2020. 240 p.
VITORINO, Elizete V.; PIANTOLA, Daniela. Competência em Informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. 1. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
VITORINO, Elizete Vieira (org.). Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021.
VITORINO, Elizete Vieira; SPUDEIT, Daniela (org.). Competência em Informação e o cenário das pesquisas e práticas no Brasil: um olhar para o futuro e para a internacionalização. São Paulo: Abecin, 2021. E-book. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/38/3. Acesso em: 03 jul. 2022.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.