Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana

  • Ricardo Evangelista Brandão Instituto Federal de Pernambuco IFPE
Palavras-chave: Justiça social, Amor, Felicidade.

Resumo

RESUMO: Desde o primeiro capítulo do Livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” Agostinho explica e confronta, ou melhor, explica na intenção de confrontar as várias interpretações dos filósofos acerca do que seria o sumo bem e o sumo mal, com o objetivo de explicitar qual seria o sumo bem mais adequado à Cidade de Deus, e obviamente apontar se a cidade terrena compartilha com a primeira cidade esse sumo bem. Nesse breve artigo, iremos analisar se segundo o hiponense, a felicidade que todos concordam ser o supremo bem humano, se traduz em viver em sociedade, e levando-se em consideração o fato de que muitos sofrimentos como as injustiças sociais são fruto das relações sociais, investigaremos a possibilidade de ter paz e felicidade a despeito desses sofrimentos presentes na vida em sociedade. Levando em consideração a extensão da obra agostiniana, delimitaremos nosso estudo no livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” e em vários fragmentos do “Comentário à Primeira Epístola de São João” que versam sobre esse assunto.

Biografia do Autor

Ricardo Evangelista Brandão, Instituto Federal de Pernambuco IFPE

Doutor em Filosofia (2016) pelo Programa de Doutorado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. É Mestre em Filosofia (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (Conceito Capes 4). Possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco, campus Caruaru. Na mesma instituição é Líder do grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Ciências Humanas. Membro do GT/ANPOF Agostinho de Hipona e o Pensamento Tardio-antigo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Patrística e Medieval, atuando principalmente em assuntos ligados à Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Estética, teoria da Justiça antiga e medieval, bem como Cosmologia Filosófica em Santo Agostinho e em seus principais aportes teóricos Plotino e o Maniqueísmo. Atualmente desenvolve no IFPE uma pesquisa na condição de coordenador e pesquisador de um projeto de pesquisa na área de filosofia política em Agostinho e em suas fontes teóricas.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. 4. ed. Trad. de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 1990. Parte II. (Coleção Pensamento Humano).
______. Comentário da Primeira Epístola de São João. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989.
AGUSTÍN, San. La Ciudad de Dios. In: Obras completas de San Agustín.Trad., introd. y notas de Jose Moran. ed. bilíngue. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1958, vol. XVII, Libros XIII-XXII.
______. Exposición de la epístola de San Juan a los Partos. In: Obras completas de San Agustín.Trad., introd. y notas de Jose Moran. ed. bilíngue. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1959, vol. XVIII, p. 192-362.
______. Del Génesis a la letra. In: Obras completas de san Agustín.ed. bilíngüe. Trad, introd. Y notas de Balbino Martín. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1957. tomo XV, p. 569-1271.
______. Del orden. In: Obras completas de San Agustín. 6. ed. bilíngüe.Trad. introd. y notas de Victorino Capanaga. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1994. tomo I, p. 587-772.
______. De la verdadera religion. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe Trad, introd. y notas de Victorino Capánaga. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 2011. tomo IV, p. 3-203.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
______. Política. Trad. de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 1997. 321p.
BROWN, Peter. Santo Agostinho, uma biografia. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2005. 669 p.
CAIRNS, Earle E. O Cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. 2. ed. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995.
FITZGERALD, Allan. (org.). Agostinho através dos Tempos: uma enciclopédia. Trad. de Cristiane Negreiros Abbud e Heres Drian de O. Freitas. São Paulo: Paulus, 2018.
LEÃO, Emmanuel Carneiro, In.AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. 5. ed. Trad. de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 2000. Parte I. (Coleção Pensamento Humano).
MARKUS, Robert A. Donato, Donatismo. In: FITZGERALD, Allan. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a través del tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006. p. 440-445.
OLIVEIRA, Nair de Assis. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. Comentário da Primeira Epístola de São João. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 7-24.
PLOTINO. Enéadas. Introducciones, traducciones y notas de Jesús Igal. Madrid: Editorial Gredos, 2008. liv. V, VI.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Dicionário Latino – Português. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2006.
Publicado
2020-10-02
Como Citar
Brandão, R. E. (2020). Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 1(1), 133-149. https://doi.org/10.56837/Araripe.2020.v1.n1.625