Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana

  • Ricardo Evangelista Brandão Instituto Federal de Pernambuco IFPE

Resumen

RESUMO: Desde o primeiro capítulo do Livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” Agostinho explica e confronta, ou melhor, explica na intenção de confrontar as várias interpretações dos filósofos acerca do que seria o sumo bem e o sumo mal, com o objetivo de explicitar qual seria o sumo bem mais adequado à Cidade de Deus, e obviamente apontar se a cidade terrena compartilha com a primeira cidade esse sumo bem. Nesse breve artigo, iremos analisar se segundo o hiponense, a felicidade que todos concordam ser o supremo bem humano, se traduz em viver em sociedade, e levando-se em consideração o fato de que muitos sofrimentos como as injustiças sociais são fruto das relações sociais, investigaremos a possibilidade de ter paz e felicidade a despeito desses sofrimentos presentes na vida em sociedade. Levando em consideração a extensão da obra agostiniana, delimitaremos nosso estudo no livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” e em vários fragmentos do “Comentário à Primeira Epístola de São João” que versam sobre esse assunto.

Biografía del autor/a

Ricardo Evangelista Brandão, Instituto Federal de Pernambuco IFPE

Doutor em Filosofia (2016) pelo Programa de Doutorado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. É Mestre em Filosofia (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (Conceito Capes 4). Possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco, campus Caruaru. Na mesma instituição é Líder do grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Ciências Humanas. Membro do GT/ANPOF Agostinho de Hipona e o Pensamento Tardio-antigo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Patrística e Medieval, atuando principalmente em assuntos ligados à Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Estética, teoria da Justiça antiga e medieval, bem como Cosmologia Filosófica em Santo Agostinho e em seus principais aportes teóricos Plotino e o Maniqueísmo. Atualmente desenvolve no IFPE uma pesquisa na condição de coordenador e pesquisador de um projeto de pesquisa na área de filosofia política em Agostinho e em suas fontes teóricas.

Citas

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. 4. ed. Trad. de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 1990. Parte II. (Coleção Pensamento Humano).
______. Comentário da Primeira Epístola de São João. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989.
AGUSTÍN, San. La Ciudad de Dios. In: Obras completas de San Agustín.Trad., introd. y notas de Jose Moran. ed. bilíngue. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1958, vol. XVII, Libros XIII-XXII.
______. Exposición de la epístola de San Juan a los Partos. In: Obras completas de San Agustín.Trad., introd. y notas de Jose Moran. ed. bilíngue. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1959, vol. XVIII, p. 192-362.
______. Del Génesis a la letra. In: Obras completas de san Agustín.ed. bilíngüe. Trad, introd. Y notas de Balbino Martín. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1957. tomo XV, p. 569-1271.
______. Del orden. In: Obras completas de San Agustín. 6. ed. bilíngüe.Trad. introd. y notas de Victorino Capanaga. Madrid: La Editorial Católica / BAC, 1994. tomo I, p. 587-772.
______. De la verdadera religion. In: Obras completas de san Agustín. ed. bilíngüe Trad, introd. y notas de Victorino Capánaga. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 2011. tomo IV, p. 3-203.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
______. Política. Trad. de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 1997. 321p.
BROWN, Peter. Santo Agostinho, uma biografia. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2005. 669 p.
CAIRNS, Earle E. O Cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. 2. ed. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995.
FITZGERALD, Allan. (org.). Agostinho através dos Tempos: uma enciclopédia. Trad. de Cristiane Negreiros Abbud e Heres Drian de O. Freitas. São Paulo: Paulus, 2018.
LEÃO, Emmanuel Carneiro, In.AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. 5. ed. Trad. de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 2000. Parte I. (Coleção Pensamento Humano).
MARKUS, Robert A. Donato, Donatismo. In: FITZGERALD, Allan. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a través del tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006. p. 440-445.
OLIVEIRA, Nair de Assis. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. Comentário da Primeira Epístola de São João. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 7-24.
PLOTINO. Enéadas. Introducciones, traducciones y notas de Jesús Igal. Madrid: Editorial Gredos, 2008. liv. V, VI.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Dicionário Latino – Português. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2006.
Publicado
2020-10-02
Cómo citar
Brandão, R. E. (2020). Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 1(1), 133-149. https://doi.org/10.56837/Araripe.2020.v1.n1.625