O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire
Resumo
O ensaio teórico-reflexivo tem como objeto de discussão uma reflexão sobre a relação entre a alfabetização de jovens e adultos e o sentido da educação emancipatória a partir dos postulados de Paulo Freire, educador brasileiro que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Uma análise das políticas públicas de EJA, com destaque para a alfabetização de adultos na década de 1990 até os dias atuais, é apresentada com o objetivo de compreender como a descontinuidade e fragilidade de tais políticas têm sido um entrave para o desenvolvimento de projetos educativos de escolarização inicial e continuada, cúmplices do compromisso da formação e emancipação dos sujeitos. Destaca-se no texto o significado de emancipação em Freire como humanização do oprimido e superação dos seus condicionamentos históricos. Apresenta a educação de jovens e adultos pautada no diálogo e problematização como um ato político, agente de conscientização e potencializadora da emancipação do ser.
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