O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire

  • Charles Lamartine de Sousa Freitas Universidade Estadual de Campinas UNICAMP
  • Rosilene da Costa Bezerra Ramos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire. Emancipação

Resumo

O ensaio teórico-reflexivo tem como objeto de discussão uma reflexão sobre a relação entre a alfabetização de jovens e adultos e o sentido da educação emancipatória a partir dos postulados de Paulo Freire, educador brasileiro que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Uma análise das políticas públicas de EJA, com destaque para a alfabetização de adultos na década de 1990 até os dias atuais, é apresentada com o objetivo de compreender como a descontinuidade e fragilidade de tais políticas têm sido um entrave para o desenvolvimento de projetos educativos de escolarização inicial e continuada, cúmplices do compromisso da formação e emancipação dos sujeitos. Destaca-se no texto o significado de emancipação em Freire como humanização do oprimido e superação dos seus condicionamentos históricos. Apresenta a educação de jovens e adultos pautada no diálogo e problematização como um ato político, agente de conscientização e potencializadora da emancipação do ser.

Biografia do Autor

Charles Lamartine de Sousa Freitas, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Graduado em Pedagogia, Teologia e em Serviço Social. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma/Itália. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Filosofia e História da Educação. É Professor e Diretor Geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Tem desenvolvido atividades acadêmicas nas áreas de Teologia, Filosofia e Educação, atuando nos seguintes temas: Teologia Patrística e Sistemática, Filosofia Medieval e da Educação, História da Educação, Metodologia da História Oral e Pesquisa (Auto) Biográfica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Membro efetivo da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS)

Rosilene da Costa Bezerra Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN

Mestre em Educação. Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão pela  do Programa de Pós-Graduação (POSEDUC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Acadêmica do Curso de Psicologia na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Diocesano Santa Luzia. Coordenadora dos Programas de Formação Continuada da Rede Pública do município de Baraúna-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEMABI da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa do Projeto de Pesquisa Institucional intitulado Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. aprovado pela UERN em 2017 com financiamento do CNPq.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa (1988). Brasília, 1988. Disponível em:. Acesso em: 05 ago. 2017.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
_______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001: aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
_______. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese de indicadores (2007/2015). Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. ______. Conscientização. São Paulo, Moraes, 1980.
______. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. A importância do ato de ler em: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
______. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981-2005. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: ALGEBAILE, Eveline Bertino. Democracia e Construção do Público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n.37, p.108-130. maio/ago. 2000.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
UNESCO. Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO: Jomtien, 1990.
VALE, José Misael Ferreira do. Uma aposta no professor. In: KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro. (Org.). Educação de Jovens e adultos UNESP/ALFASOL: contextos e práticas. 1.ed. Bauru: Canal6, 2008.
Publicado
2022-08-09
Como Citar
Charles Lamartine de Sousa Freitas, & Rosilene da Costa Bezerra Ramos. (2022). O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 148 - 163. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.925