Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino

  • Anderson Frezzato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP
Palavras-chave: Tomás de Aquino. Aristóteles. Movimento. Deus.

Resumo

Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta certeza advém justamente das experiências dos sentidos, ou seja, da empiria. Tomás aceita a noção de que os seres se movem. O movimento é singularmente a passagem da potência ao ato. No entanto, Tomás foi buscar a causa desse movimento que nas suas argumentações é o Motor Imóvel, isto é, Deus. No fundo, o tomismo, em relação ao aristotelismo, pode ser apresentado como continuidade e diálogo: objetivo, coerente e científico.

Biografia do Autor

Anderson Frezzato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Teologia pela Puc-SP. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e graduação em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental Sistemática. É especialista no campo da formação de presbíteros católicos, com pós graduação para Formadores de Seminários Católicos e Casas de Formação pela Faculdade Dehoniana, Taubaté -SP (2015). É graduado em Tecnologia de Gestão Financeira, pela Universidade Paulista - SP (2018). Pós graduado em Gestão Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - (2021). Graduando em Sociologia pela Universidade Paulista.

Referências

AQUINO, Tomás de. Suma Theologica. 4. ed. Trad. Alexandre Correria. Campinas: Ecclesiae, 2016.
AQUINO, Tomás de. Suma contra os Gentios. Trad. De Odilão de Souza. Caxias do Sul: Sulinas, 1990.
AQUINO, Tomás de. O Ente e Essência. 2. Ed. Trad. Carlos Arthur do Nascimento. Petrópolis: Vozes, 2005.
ALMEIDA, Aires. Filosofia e ciências da natureza. In: Revista crítica na Rede, 2005. Disponível em: https://criticanarede.com/filos_fileciencia.html. Acesso em 9 de setembro de 2020.
ARISTÓTELES. Física. Porto Alegre: Globo, 1969.
ARISTÓTELES. Metafísica. Porto Alegre: Globo, 1969.
BITTAR, Eduardo. Curso de Filosofia Aristotélica: leitura e interpretação do pensamento aristotélico. São Paulo: Monole, 2003.
CAMPOS, Sávio Laet de Barros. As Provas da Existência de Deus em Tomás de Aquino. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
COVAL, Fabiano Stein. A concepção aristotélica de Deus a partir das relações entre os livros VII da Física e XII da Metafísica. In: Revista Reflexão. Revista quadrimestral do Instituto de Filosofia. Ano XXV, n. 78, Campinas: Puc-Campinas, 2000. Disponível em: www. seer.sis.puc-campinas.edu.br/index.php/reflexão. Acesso em 10 de setembro de 2020.
FRAILE, Guilhermo. História de la Filosofia. v.1. Madrid: La Editora Católica, 1982. (Biblioteca de Autores Cristianos).
HIRSCHBERGER, Joanes. História da Filosofia na Antiguidade. São Paulo: Herde, 1969.
IZIDIO, Camila de Souza. A Prova da Existência de Deus pela via do movimento em São Tomás de Aquino. In: Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 1-6, 2011. Disponível em: www.ppe.uem.br › jeam › anais › pdf › post. Acesso em 8 de setembro de 2020.
Publicado
2022-08-08
Como Citar
Anderson Frezzato. (2022). Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 81 - 93. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.920