O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas

  • Romero Júnior Venâncio Silva Universidade Federal do Sergipe UFS
  • Iuri Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Sergipe UFS

Resumen

Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a partir do seu livro Eichmann em Jerusalém (1963). Já para Lévinas, o conceito de responsabilidade está intrinsecamente ligado à sua concepção de ética como filosofia primeira. Encontramos uma maior exposição deste conceito nas obras Totalidade e Infinito (1961), Ética e Infinito (1982), Deus, a Morte e o Tempo (1993), dentre outras. Ele tem por objetivo tirar a primazia da ontologia e assim propor um novo paradigma para o agir humano. Segundo Lévinas, a exterioridade do rosto manifesta-se quando o outro olha para mim, torno-me responsável por ele, de tal maneira que, mesmo tendo que assumir responsabilidade a seu respeito, a sua responsabilidade incumbe-me, ou seja, o rosto do outro me interpela, me prende em sua ética da responsabilidade. Podemos afirmar que há uma aproximação entre o pensamento de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas, na concordância de ambos, no fato de que não deve haver uma supervalorização do ‘eu’, mas a centralidade deve estar acentuada na alteridade, quer no cuidado com o mundo (Arendt), quer no cuidado com o Outro (Lévinas).

Biografía del autor/a

Romero Júnior Venâncio Silva, Universidade Federal do Sergipe UFS

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado Interinstitucional em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea: Marx, Nietzsche, Sartre e Hannah Arendt ; Estética; Filosofia do Cinema e Teoria do Documentário. Professor na Pós-Graduação em Filosofia; Ciências da Religião e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGECINE) na UFS.

Citas

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Tradução Roberto Raposo; revisão técnica e apresentação Adriano Correia. 13ª ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
______. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. Bras. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______. Responsabilidade e Julgamento. Trad. Rosaura Maria Eichenberg. Introdução de Bethânia Assy. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva / Instituto Norberto Bobbio, 2015.
AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
BIBLIA VULGATA. Biblioteca de Autores Cristianos, 2011.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HUTCHENS, Benjamin C. Compreender Lévinas. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KOHN, Jerome. Introduction. Arendt, Hannah, Judgment and Responsability. KOHN, Jerome (ed.). New York: Schocken, 2003.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Tradução João Gama. Lisboa: Edições 70, 2000.
______. Entre Nós. Ensaios sobre a alteridade. Tradução Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
______. Deus, a Morte e o Tempo. Tradução Fernanda Bernardo. Lisboa: Edições 70, 2015.
______. Totalidade e Infinito. Tradução José Pinto Ribeiro. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2018.
PELIZZOLI, Marcelo Luiz. A Relação ao Outro em Husserl e Lévinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
______. Lévinas: a reconstrução da subjetividade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
PIVATTO, Pergentino Stéfano. A nova proposta Ética de Emmanuel Levinas. Cadernos da FAFIMC, n.13. Viamão/RS, 1995.
______. (org.) Ética: Crise & Perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
POIRIÉ, François. Emmanuel Lévinas: ensaio e entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
RIBEIRO, Luciane Martins. A subjetividade e o outro. ética da responsabilidade em Emmanuel Lévinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.
SCHIO, Sonia Maria. Hannah Arendt: História e Liberdade: da Ação à Reflexão. 2ª ed, Porto Alegre, RS: Clarinete, 2012.
SOUZA, Ricardo Timm de. Sujeito, ética e história: Lévinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução Luiz Miguel Duarte. 2ª. Ed. São Paulo: Paulus, 2017.
SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico. Porto Alegre: EST/Vozes; 1984.
Dissertações, teses e artigos acadêmicos
AMARAL, Juliana Scherdien. Hannah Arendt: Política e Responsabilidade do “Homem de Massa”. 2017. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS, 2017.
MACHADO, Flávia Stringari. A Responsabilidade do Sujeito do Direito a partir de Hannah Arendt. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC, 2016.
NORMANDO, Priscila Cavalcante. Responsabilidade Política: um conceito a partir da obra de Hannah Arendt, 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Humanas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, 2012.
SEREJO, Lincoln Sales. Responsabilidade Moral e Política em Hannah Arendt, 2018. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, 2018.
TIZZO, Fabiano Miranda do Nascimento. Hannah Arendt: Política e Responsabilidade no Julgamento de Eichemann. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2015.
GUIMARÃES, Anabela de Jesus. Da Responsabilidade Infinita. Uma visão sobre o Código Deontológico da Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural. In: Millenium, 42 (janeiro/junho). 2012, pp. 161-173.
SCHIO, Sonia Maria. A Ética da Responsabilidade em Hannah Arendt e Jonas. In: Revista Dissertatio, UFPel, n. 32, p. 157-174, 2010.
TIZZO, Fabiano. Responsabilidade e Culpa Alemã: um diálogo entre Hannah Arendt e Karl Jaspers. In: Revista Lumen, São Paulo, n. 2, p. 30-42, Novembro/2016.
Publicado
2022-08-08
Cómo citar
Silva, R. J. V., & Iuri Ribeiro dos Santos. (2022). O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 5 - 19. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.914