O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas

  • Romero Júnior Venâncio Silva Universidade Federal do Sergipe UFS
  • Iuri Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Sergipe UFS
Palavras-chave: Alteridade. Ética. Rosto. Responsabilidade.

Resumo

Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos a partir do seu livro Eichmann em Jerusalém (1963). Já para Lévinas, o conceito de responsabilidade está intrinsecamente ligado à sua concepção de ética como filosofia primeira. Encontramos uma maior exposição deste conceito nas obras Totalidade e Infinito (1961), Ética e Infinito (1982), Deus, a Morte e o Tempo (1993), dentre outras. Ele tem por objetivo tirar a primazia da ontologia e assim propor um novo paradigma para o agir humano. Segundo Lévinas, a exterioridade do rosto manifesta-se quando o outro olha para mim, torno-me responsável por ele, de tal maneira que, mesmo tendo que assumir responsabilidade a seu respeito, a sua responsabilidade incumbe-me, ou seja, o rosto do outro me interpela, me prende em sua ética da responsabilidade. Podemos afirmar que há uma aproximação entre o pensamento de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas, na concordância de ambos, no fato de que não deve haver uma supervalorização do ‘eu’, mas a centralidade deve estar acentuada na alteridade, quer no cuidado com o mundo (Arendt), quer no cuidado com o Outro (Lévinas).

Biografia do Autor

Romero Júnior Venâncio Silva, Universidade Federal do Sergipe UFS

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado Interinstitucional em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea: Marx, Nietzsche, Sartre e Hannah Arendt ; Estética; Filosofia do Cinema e Teoria do Documentário. Professor na Pós-Graduação em Filosofia; Ciências da Religião e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGECINE) na UFS.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Tradução Roberto Raposo; revisão técnica e apresentação Adriano Correia. 13ª ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
______. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. Bras. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______. Responsabilidade e Julgamento. Trad. Rosaura Maria Eichenberg. Introdução de Bethânia Assy. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva / Instituto Norberto Bobbio, 2015.
AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
BIBLIA VULGATA. Biblioteca de Autores Cristianos, 2011.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HUTCHENS, Benjamin C. Compreender Lévinas. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KOHN, Jerome. Introduction. Arendt, Hannah, Judgment and Responsability. KOHN, Jerome (ed.). New York: Schocken, 2003.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Tradução João Gama. Lisboa: Edições 70, 2000.
______. Entre Nós. Ensaios sobre a alteridade. Tradução Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
______. Deus, a Morte e o Tempo. Tradução Fernanda Bernardo. Lisboa: Edições 70, 2015.
______. Totalidade e Infinito. Tradução José Pinto Ribeiro. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2018.
PELIZZOLI, Marcelo Luiz. A Relação ao Outro em Husserl e Lévinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
______. Lévinas: a reconstrução da subjetividade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
PIVATTO, Pergentino Stéfano. A nova proposta Ética de Emmanuel Levinas. Cadernos da FAFIMC, n.13. Viamão/RS, 1995.
______. (org.) Ética: Crise & Perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
POIRIÉ, François. Emmanuel Lévinas: ensaio e entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
RIBEIRO, Luciane Martins. A subjetividade e o outro. ética da responsabilidade em Emmanuel Lévinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.
SCHIO, Sonia Maria. Hannah Arendt: História e Liberdade: da Ação à Reflexão. 2ª ed, Porto Alegre, RS: Clarinete, 2012.
SOUZA, Ricardo Timm de. Sujeito, ética e história: Lévinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução Luiz Miguel Duarte. 2ª. Ed. São Paulo: Paulus, 2017.
SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico. Porto Alegre: EST/Vozes; 1984.
Dissertações, teses e artigos acadêmicos
AMARAL, Juliana Scherdien. Hannah Arendt: Política e Responsabilidade do “Homem de Massa”. 2017. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas/RS, 2017.
MACHADO, Flávia Stringari. A Responsabilidade do Sujeito do Direito a partir de Hannah Arendt. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC, 2016.
NORMANDO, Priscila Cavalcante. Responsabilidade Política: um conceito a partir da obra de Hannah Arendt, 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Humanas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, 2012.
SEREJO, Lincoln Sales. Responsabilidade Moral e Política em Hannah Arendt, 2018. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, 2018.
TIZZO, Fabiano Miranda do Nascimento. Hannah Arendt: Política e Responsabilidade no Julgamento de Eichemann. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2015.
GUIMARÃES, Anabela de Jesus. Da Responsabilidade Infinita. Uma visão sobre o Código Deontológico da Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural. In: Millenium, 42 (janeiro/junho). 2012, pp. 161-173.
SCHIO, Sonia Maria. A Ética da Responsabilidade em Hannah Arendt e Jonas. In: Revista Dissertatio, UFPel, n. 32, p. 157-174, 2010.
TIZZO, Fabiano. Responsabilidade e Culpa Alemã: um diálogo entre Hannah Arendt e Karl Jaspers. In: Revista Lumen, São Paulo, n. 2, p. 30-42, Novembro/2016.
Publicado
2022-08-08
Como Citar
Silva, R. J. V., & Iuri Ribeiro dos Santos. (2022). O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 5 - 19. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.914