Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista de extensão da UFCA “EntreAções: diálogos em extensão” é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri de periodicidade semestral e tem por objetivos promover a interação entre a academia e a sociedade por meio de publicações de artigos, relatos de extensão e entrevistas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundos da própria UFCA e de outras Instituições de Ensino Superior dentro e fora do território nacional. A presente revista permite a sociedade acompanhar e se beneficiar direta e indiretamente da produção técnico/científica de forma acessível, promovendo assim a interação entre a universidade e demais setores da sociedade, resultando em um impacto positivo tanto na formação dos estudantes como na transformação econômico, político e social.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação desta revista segue os princípios da revisão por pares. Os manuscritos submetidos com vistas à publicação na revista EntreAções: diálogos em extensão são avaliados inicialmente pelo Editor de Seleção quanto à adequação às normas da revista e o uso de sistema de detecção de similaridades o Plágius.

Afim de assegurar a integridade da avaliação por pares cega, é retirado o nome ou qualquer informação que possa revelar a identidade dos autores, antes da designação dos avaliadores. É recomendado aos autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) que tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, como, por exemplo, remover os nomes dos autores e as respectivas biografias antes da submissão do texto, sendo que as informações deverão constar em um arquivo suplementar, caso o texto venha a ser aprovado para publicação.

A avaliação e emissão de parecer é realizada por dois pareceristas ad hoc, externos à instituição/filiação do primeiro autor do texto submetido. O avaliador deverá possuir nível de escolaridade maior ou igual ao dos autores dos textos. Esses pareceres serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação, ou não, do mesmo.

O sistema de avaliação, consiste em um processo onde o parecerista especialista ao avaliar o trabalho, faz comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos. Habitualmente, o Editor Chefe em conjunto com o Editor Executivo acrescenta às sugestões dos avaliadores um aconselhamento editorial, cujo objetivo é o aprimoramento do artigo, visando à publicação.

Periodicidade

A revista EntreAções: Diálogos em Extensão é publicada semestralmente e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento. Poderão ser realizadas chamadas de publicação para edições regulares e chamadas para edições especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxa de processamento:

A revista “EntreAções: diálogos em extensão”, não cobra nenhuma taxa de processamento e tampouco pelos manuscritos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Declaração de privacidade:

Os nomes e endereços informados para esta revista serão usados ​​exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão disponibilizados para outros fins.

Direitos autorais:

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Fluxograma da Revista