Memória, fé e identidade

os grupos de tradição cultural na Festa de Santo Antônio em Barbalha-Ceará

  • Maria Isabel Moreira Leal Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Cultura, Memória, Grupos de cultura tradicional, Identidade, Festa de Santo Antônio de Barbalha- Ceará

Resumo

Propõe-se uma reflexão sobre a importância dos conceitos de memória, tradição e identidade, a partir da oralidade, reconhecendo este como um importante elemento no processo da comunicação e transmissão das tradições, repassadas de geração a geração, pelos grupos de cultura tradicional da cidade de Barbalha, no Ceará. Em uma exposição histórica e contextual faz-se abordagens e questionamentos sobre a participação dos grupos de tradição na abertura do cortejo da Festa de Santo Antônio, destacando sua origem e representatividade na região sul do Estado. O objetivo dessa pesquisa parte da necessidade de salvaguardar e registrar os elementos de identidade e representação cultural dos grupos, por meio de um mapeamento e categorização, que foi materializado através da confecção de um catálogo memorialístico digital. Foram utilizados o método etnográfico, para acompanhamento dos grupos e a realização de entrevistas semiestruturadas, a partir da Análise de Conteúdo para extrair as unidades de registro e unidades de contexto que identificaram os elementos definidores dos grupos para a categorização. Como conclusão, o produto final foi um catálogo memorialístico digital com os grupos de tradição que apresentam registro na Secretaria de Cultura de Barbalha-Ceará e participaram do Cortejo da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, entre os anos de 2016 a 2018.

Referências

LEAL, Maria Isabel Moreira. Memória, fé e identidade: os grupos de tradição cultural na Festa de Santo Antônio em Barbalha-Ceará. Orientação: Gracy Kelli Martins. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2019. Disponível em https://ppgb.ufca.edu.br/memoria-fe-e-identidade-os-grupos-de-tradicao-cultural-na-festa-de-santo-antonio-em-barbalha-ceara/. Acesso em: 15 dez. 2022.
Publicado
2023-03-16
Como Citar
LEAL, M. I. M. Memória, fé e identidade: os grupos de tradição cultural na Festa de Santo Antônio em Barbalha-Ceará. Folha de Rosto, v. 8, n. 3, p. 243-244, 16 mar. 2023.
Seção
Resumos de Dissertação