Memória, fé e identidade
os grupos de tradição cultural na Festa de Santo Antônio em Barbalha-Ceará
Resumo
Propõe-se uma reflexão sobre a importância dos conceitos de memória, tradição e identidade, a partir da oralidade, reconhecendo este como um importante elemento no processo da comunicação e transmissão das tradições, repassadas de geração a geração, pelos grupos de cultura tradicional da cidade de Barbalha, no Ceará. Em uma exposição histórica e contextual faz-se abordagens e questionamentos sobre a participação dos grupos de tradição na abertura do cortejo da Festa de Santo Antônio, destacando sua origem e representatividade na região sul do Estado. O objetivo dessa pesquisa parte da necessidade de salvaguardar e registrar os elementos de identidade e representação cultural dos grupos, por meio de um mapeamento e categorização, que foi materializado através da confecção de um catálogo memorialístico digital. Foram utilizados o método etnográfico, para acompanhamento dos grupos e a realização de entrevistas semiestruturadas, a partir da Análise de Conteúdo para extrair as unidades de registro e unidades de contexto que identificaram os elementos definidores dos grupos para a categorização. Como conclusão, o produto final foi um catálogo memorialístico digital com os grupos de tradição que apresentam registro na Secretaria de Cultura de Barbalha-Ceará e participaram do Cortejo da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, entre os anos de 2016 a 2018.
Referências
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.