O Papel do Centro Acadêmico na Formação Cidadã do Universitário

Resumo

Apresenta um estudo de usuários com os estudantes matriculados no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2015.1, com o objetivo de identificar como os estudantes do referido curso exercem sua cidadania no âmbito da universidade, por intermédio do Centro Acadêmico de Biblioteconomia Ramiz Galvão (CABIRG). Tem como objetivos específicos identificar quais informações e serviços oferecidos pelo CABIRG no âmbito da universidade são mais relevantes para os estudantes de biblioteconomia, para o exercício de sua cidadania; e identificar qual o melhor meio de comunicação para os estudantes de Biblioteconomia. A metodologia adotada foi o estudo de caso, que tem como recorte os estudantes matriculados no curso nesse semestre. Foi aplicado questionário aos discentes e ao CABIRG, com o propósito de obter informações a respeito do objeto de estudo. Como resultado, a maioria dos alunos identificou o CABIRG como intermediário no exercício da cidadania dentro da Universidade, porém, apontam falhas tais como o funcionamento ineficaz. Quanto aos serviços e informações oferecidos, os alunos estão muito satisfeitos com a atuação da entidade e indicam como importantes ou muito importantes, os serviços de divulgação (e-mail, Facebook) e a promoção de eventos do CABIRG. Sobre o envolvimento do CABIRG em causas de cunho social os estudantes estão satisfeitos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Coordena o projeto de pesquisa na área de estudos de usuários da informação. Participa de dois grupos de pesquisa do Departamento de ciências da informação. O de Gestão da Informação e Sociedade e o de Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação.
Talita Cristina Ferreira Silveira, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Bibliotecária, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2016.2). Atuou como monitora da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários e Seminário de Atuação profissional.
Ivonete Lobo de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Bibliotecária, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2016.2).
Glênia de Souza Braz, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Marie Marguerite Daumard Fernandes Eufrasio, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Bibliotecária, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2016.2).

Referências

CABIRG, Blog do. Disponível em: <http://cabirgufc.blogspot.com.br/p/blog-page.html> Acesso em: 10 mar. 2015.

DEMO, Pedro. Participação e conquista. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Federação nacional dos estudantes de administração. O que é um CA. Disponível em: <http://www.fenead.org.br/portal/node/30>. Acesso em: 20 maio 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LIMA, Ademir Benedito Alves de. Estudos de Bibliotecas: Aproximação crítica. Ci. Inf., Brasília, v. 21 (3), p. 173-185, set/dez. 1992.

MARIN, Verônica. MENDES, Beatriz de Medeiros. SOUZA JUNIOR, Jefson de. SOUZA, Ciro Manarin Nunes de. Influência das atividades realizadas por um centro acadêmico em uma formação completa em engenharia. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2011. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art2072.pdf>. Acesso em 09 jun. 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.

Centro acadêmico: “15 de abril”. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/cursos/bct/ca>. Acesso em: 01 jun. 2015

SÓ BIOGRAFIAS. Benjamin Franklin Ramiz Galvão: Barão de Ramiz. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ABLRamiz.html>. Acesso em: 01 jun. 2015

TESCH, Renata. Qualitative research: analysis, tipes and software tools. New York: The Falmers Press, 1990.

TOGNETTI, Marilza. Aparecida Rodrigues. Metodologia da Pesquisa Científica. Serviço de Biblioteca e informação: IFSC-SBI, 2006.

Publicado
2018-08-17
Como Citar
COSTA, M. DE F. O.; SILVEIRA, T. C. F.; SOUZA, I. L. DE; BRAZ, G. DE S.; EUFRASIO, M. M. D. F. O Papel do Centro Acadêmico na Formação Cidadã do Universitário. Folha de Rosto, v. 3, n. 1, p. 5-15, 17 ago. 2018.
Seção
Artigos