O Papel do Centro Acadêmico na Formação Cidadã do Universitário
Resumo
Apresenta um estudo de usuários com os estudantes matriculados no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2015.1, com o objetivo de identificar como os estudantes do referido curso exercem sua cidadania no âmbito da universidade, por intermédio do Centro Acadêmico de Biblioteconomia Ramiz Galvão (CABIRG). Tem como objetivos específicos identificar quais informações e serviços oferecidos pelo CABIRG no âmbito da universidade são mais relevantes para os estudantes de biblioteconomia, para o exercício de sua cidadania; e identificar qual o melhor meio de comunicação para os estudantes de Biblioteconomia. A metodologia adotada foi o estudo de caso, que tem como recorte os estudantes matriculados no curso nesse semestre. Foi aplicado questionário aos discentes e ao CABIRG, com o propósito de obter informações a respeito do objeto de estudo. Como resultado, a maioria dos alunos identificou o CABIRG como intermediário no exercício da cidadania dentro da Universidade, porém, apontam falhas tais como o funcionamento ineficaz. Quanto aos serviços e informações oferecidos, os alunos estão muito satisfeitos com a atuação da entidade e indicam como importantes ou muito importantes, os serviços de divulgação (e-mail, Facebook) e a promoção de eventos do CABIRG. Sobre o envolvimento do CABIRG em causas de cunho social os estudantes estão satisfeitos.
Referências
CABIRG, Blog do. Disponível em: <http://cabirgufc.blogspot.com.br/p/blog-page.html> Acesso em: 10 mar. 2015.
DEMO, Pedro. Participação e conquista. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Federação nacional dos estudantes de administração. O que é um CA. Disponível em: <http://www.fenead.org.br/portal/node/30>. Acesso em: 20 maio 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LIMA, Ademir Benedito Alves de. Estudos de Bibliotecas: Aproximação crítica. Ci. Inf., Brasília, v. 21 (3), p. 173-185, set/dez. 1992.
MARIN, Verônica. MENDES, Beatriz de Medeiros. SOUZA JUNIOR, Jefson de. SOUZA, Ciro Manarin Nunes de. Influência das atividades realizadas por um centro acadêmico em uma formação completa em engenharia. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2011. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art2072.pdf>. Acesso em 09 jun. 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.
Centro acadêmico: “15 de abril”. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/cursos/bct/ca>. Acesso em: 01 jun. 2015
SÓ BIOGRAFIAS. Benjamin Franklin Ramiz Galvão: Barão de Ramiz. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ABLRamiz.html>. Acesso em: 01 jun. 2015
TESCH, Renata. Qualitative research: analysis, tipes and software tools. New York: The Falmers Press, 1990.
TOGNETTI, Marilza. Aparecida Rodrigues. Metodologia da Pesquisa Científica. Serviço de Biblioteca e informação: IFSC-SBI, 2006.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.