Planejamento em unidades de informação: diagnóstico organizacional de uma biblioteca do Instituto Federal do Ceará

  • Rosana de Vasconcelos Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Resumo

Este estudo aborda o planejamento em unidades de informação, tendo como objetivo realizar um diagnóstico organizacional da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus de Iguatu, etapa inicial e indispensável do planejamento. Desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre planejamento em bibliotecas, baseada nos estudos de Almeida (2005), Barbalho e Beraquet (1995) e Maciel (1997), e uma pesquisa documental para a caracterização da biblioteca em análise. Os dados deste estudo de caso foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com servidores da biblioteca e dos resultados do estudo de usuários realizado com discentes, docentes e técnico-administrativos da instituição. Após a análise qualitativa do diagnóstico realizado, conclui-se que as deficiências se sobressaem, quando comparadas aos pontos positivos, em todos os aspectos analisados, sendo necessárias a hierarquização dos problemas identificados e a proposição de soluções viáveis para eles, que devem integrar a elaboração de um plano de trabalho.

Biografia do Autor

Rosana de Vasconcelos Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Biblioteconomia e gestão de bibliotecas escolares pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Bibliotecas; Gestão de documentos; Normas de Informação e documentação da ABNT e Serviços de Informação.

Referências

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2005.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis/APB, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância: reconhecimento [e] renovação de reconhecimento. Brasília, DF: 2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf>. Acesso em: 23 maio 2018.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Estatuto. Fortaleza, 2009. Disponível em: <https://ifce.edu.br/acesso-a-informacao/arquivos/estatuto-final-publicado-no-diario-oficial-20-08-2009.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

______. Portaria nº 410/GR, de 30 de junho de 2015. IFCE, Fortaleza, jun. 2015. Disponível em: <https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/arquivos/regimento-sibi.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

______. Resolução nº 007, de 04 de março de 2016. Aprova o Regimento Geral do IFCE. IFCE, Fortaleza, mar. 2016. Disponível em: <https://ifce.edu.br/quixada/arquivos/regimentogeralifce.pdf/@@download/file/RegimentoGeralIFCE.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

______. Resolução nº 024, de 20 de julho de 2011. Aprova o Regimento Interno dos campi de Iguatu e de Cedro. IFCE, Fortaleza, jul. 2011. Disponível em: <https://ifce.edu.br/iguatu/menu/sobre-o-campus-iguatu/regimento-campus-iguatu.pdf/@@download/file/REGIMENTO%20-%20CAMPUS%20IGUATU.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Resolução nº 100, de 27 de setembro de 2017. Aprova o Regulamento para Criação, Suspensão de Oferta de Novas Turmas, Reabertura e Extinção de Cursos do IFCE. IFCE, Fortaleza, set. 2017. Disponível em: <https://ifce.edu.br/proen/acoes-e-programas/AprovaoRegulamentoparaCriaoSuspensodeOfertadeNovasTurmasReaberturaeExtinodeCursosdoIFCE.pdf>. Acesso em: 23 maio 2018.

MACIEL, Alba Costa. Planejamento de bibliotecas: o diagnóstico. 2. ed. Niterói: EDUFF, 1997.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india>. Acesso em: 22 maio 2018.

SOUSA, Ana Karolyne Nogueira de et al. Estudo de usuários como abordagem para gestão da informação: um estudo aplicado na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Iguatu. In: ENCONTRO DE ESTUDOS DE USO E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO, 1., 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos… Fortaleza: UFC, 2017. Disponível em: <http://www.eneu2017.ufc.br/index.php/eneu/1/paper/viewFile/11/36>. Acesso em: 22 maio 2018.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
SOUSA, R. DE V. Planejamento em unidades de informação: diagnóstico organizacional de uma biblioteca do Instituto Federal do Ceará. Folha de Rosto, v. 4, n. 2, p. 36-42, 30 dez. 2018.
Seção
Artigos