Trajetória Docente na Biblioteconomia da UFC-Cariri/UFCA: de 2007 a 2015

  • Maria Ludmila de Sousa Silva Universidade Federal do Cariri
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Biblioteconomia, Formação acadêmica, Produção bibliográfica

Resumo

Trata da trajetória docente no Curso de Biblioteconomia da UFC-CARIRI/UFCA. Como problema apresenta a seguinte pergunta: quais as principais características que marcam a trajetória dos docentes do curso de Biblioteconomia no que se refere a formação acadêmica, projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão) e a produção bibliográfica? Objetiva investigar os docentes do curso Biblioteconomia da UFCA contemplando a formação acadêmica, projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão) e a produção bibliográfica a fim de reconhecer a trajetória como profissionais da educação superior. O estudo se justifica como fenômeno institucional, visando reconhecer a construção do Curso de Biblioteconomia da UFCA e social para partilhar com a comunidade acadêmica o antes e o hoje do Curso insuflando perspectivas para o futuro. Conclui-se que o Curso de Biblioteconomia da UFCA teve um exponencial crescimento nos processos de formação acadêmica, elaboração de projetos, especialmente pesquisa e produção bibliográfica, embora esta última ainda muito desproporcional entre os docentes.

Biografia do Autor

Maria Ludmila de Sousa Silva, Universidade Federal do Cariri

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397363282912571

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2376636144965734

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB); Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5619979866984830

Publicado
2015-12-09
Como Citar
SILVA, M. L. DE S.; SILVA, J. L. C.; BERNARDINO, M. C. R. Trajetória Docente na Biblioteconomia da UFC-Cariri/UFCA: de 2007 a 2015. Folha de Rosto, v. 1, n. Especial, p. 5-19, 9 dez. 2015.
Seção
Artigos