O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas

  • Márcio Thiago dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Alagoas
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Marketing digital, Redes sociais, Bibliotecas universitárias

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos, principalmente na esfera informacional, é necessário que as instituições que lidam com informação estejam em sintonia com seus usuários nos diversos ambientes. Nesse contexto, a utilização das redes sociais pelas bibliotecas é imprescindível para se relacionar com seus públicos, estes cada vez mais imersos na cultura digital. Assim, este texto visa analisar a utilização da rede social Instagram pelas bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SiBi-UFAL). O objetivo desse estudo é investigar como as bibliotecas que compõem o SiBi/UFAL utilizam a rede social Instagram, baseando-se em algumas variáveis referentes ao Marketing digital como: presença online, audiência e engajamento. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo, utilizando-se da abordagem quantitativa. O universo da pesquisa é composto por 14 bibliotecas que compõem o SiBi-UFAL, tendo como amostra 06 bibliotecas que possuem perfis da rede social em tela. As análises demonstraram que apenas a realização de postagens frequentes não promove necessariamente o fortalecimento dos laços com seus usuários, por parte dessas Bibliotecas.

Biografia do Autor

Márcio Thiago dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe. Bibliotecário da Universidade Federal de Alagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9806366048229094

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Professor permanente do PPGCI/UFS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1068196372764440

Publicado
2020-04-17
Como Citar
DOS SANTOS ALBUQUERQUE, M. T.; BOAVENTURA SALES PAIXÃO, P. O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 50-58, 17 abr. 2020.
Seção
Artigos