Repositório Institucional na Universidade Federal do Cariri
proposta de política de preservação
Resumo
Apresenta um estudo sobre repositórios institucionais, com foco na preservação documental e garantia de acesso futuro. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa e análise de conteúdo, este trabalho discute e trabalha com os conceitos de memória, preservação, livre acesso e informação científica. Direciona o estudo para o acervo documental da Universidade Federal do Cariri, fundada em 2013, e que possui comunidade acadêmica advinda da Universidade Federal do Ceará assim como sua produção intelectual, não tendo ainda um Repositório Institucional formalizado. Foram selecionados os Repositórios das seguintes instituições: Smithsonian/NASA Astrophysics Data System, MIT Libraries, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento da Ciência e Universidade Federal da Bahia, onde analisou-se suas estratégias estruturais e operacionais. Por fim, é sugerida uma proposta de política de preservação que deverá anteceder a implantação de repositório institucional na Universidade Federal do Cariri.
Referências
Copyright (c) 2020 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.