Repositório Institucional na Universidade Federal do Cariri

proposta de política de preservação

  • Lucélia Mara de Souza Serra Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Repositório Institucional, Memória, Preservação da Informação, Políticas de Preservação, Acesso Aberto, Informação Científica

Resumo

Apresenta um estudo sobre repositórios institucionais, com foco na preservação documental e garantia de acesso futuro. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa e análise de conteúdo, este trabalho discute e trabalha com os conceitos de memória, preservação, livre acesso e informação científica. Direciona o estudo para o acervo documental da Universidade Federal do Cariri, fundada em 2013, e que possui comunidade acadêmica advinda da Universidade Federal do Ceará assim como sua produção intelectual, não tendo ainda um Repositório Institucional formalizado. Foram selecionados os Repositórios das seguintes instituições: Smithsonian/NASA Astrophysics Data System, MIT Libraries, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento da Ciência e Universidade Federal da Bahia, onde analisou-se suas estratégias estruturais e operacionais. Por fim, é sugerida uma proposta de política de preservação que deverá anteceder a implantação de repositório institucional na Universidade Federal do Cariri.

Referências

.
Publicado
2020-12-28
Como Citar
SERRA, L. M. DE S. Repositório Institucional na Universidade Federal do Cariri: proposta de política de preservação. Folha de Rosto, v. 6, n. 3, p. 153-154, 28 dez. 2020.
Seção
Resumos de Dissertação