Grupo “MIL” - FURG

estudando e promovendo a Mediação da Informação e da Leitura a partir do olhar universitário

  • Renata Braz Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Rodrigo Aquino de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria Helena Machado de Moraes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Mariza Ines da Silva Pinheiro Docente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Palavras-chave: Mediação da Leitura., Mediação da Informação, Competência em Informação

Resumo

O presente artigo  tem  como objetivo apresentar elementos da constituição e resultados de ações realizadas pelo Grupo MIL - Mediação da Leitura e Informação, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, localizada no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Desde 2013, os integrantes do Grupo MIL desenvolvem projetos interdisciplinares de Pesquisa, Ensino e Extensão relacionados à mediação da informação e da leitura em espaços formais e informais de educação.  Integram o grupo, docentes, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores bibliotecários da FURG e de outras instituições. Como objetivos o grupo prevê: a) Realizar Investigações acerca da mediação da leitura e da informação em diferentes contextos; b) Investigar a mediação da informação em distintos espaços e por diferentes sujeitos; c) Promover ações de ensino relacionadas à promoção da leitura; d) Incentivar ações de extensão relacionadas ao incentivo à leitura e mediação da informação; e) Fomentar pesquisas, e ações de ensino e extensão sobre competência em informação. As ações estão vinculadas ao Laboratório de Competência em Informação (LABCOINFO).

Biografia do Autor

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora e Mestra em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bacharela em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa: Mediação da Informação e Leitura (MIL).

Rodrigo Aquino de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Comunicação e Informação. Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande -FURG. rodrigocarvalho@furg.br

Maria Helena Machado de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências. Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). hmachmor@gmail.com 

Mariza Ines da Silva Pinheiro, Docente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutora em Documentação. Docente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso. mariza-ines@hotmail.com

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. INFOhome - ESPAÇO OFAJ - ARTIGOS E TEXTOS. Out. 2017. Disponível em: https://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=12 Acesso em: 28 set. 2022.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação sociedade e biblioteca pública”. INFOhome - ESPAÇO OFAJ - ARTIGOS E TEXTOS. Set. 2016. Disponível em: https://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=9 Acesso em: 28 maio 2022.

AZEVEDO, M. G. P. et al. Biblioteca da Escola: Ativar! aproximando saberes e fazeres. In: Semana Acadêmica, 21.; Fórum de Egressos, 1., 2020, Rio Grande. Anais dos 45 anos do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Rio Grande: FURG, 2020. p. 54-71. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/10486/LIVRO%20DOS%20ANAIS.pdf?sequence=4&isAllowed=y

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.

PAJEÚ, H. M.; SANTOS, W. A. de L. Por uma promoção democrática e dialógica da leitura. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 1-18, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78364. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78364. Acesso em: 10 maio. 2022.
Publicado
2023-04-12
Como Citar
GONÇALVES, R. B.; CARVALHO, R. A. DE; MORAES, M. H. M. DE; DA SILVA PINHEIRO, M. I. Grupo “MIL” - FURG: estudando e promovendo a Mediação da Informação e da Leitura a partir do olhar universitário. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 154-170, 12 abr. 2023.
Seção
Artigos