Grupo “MIL” - FURG
estudando e promovendo a Mediação da Informação e da Leitura a partir do olhar universitário
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar elementos da constituição e resultados de ações realizadas pelo Grupo MIL - Mediação da Leitura e Informação, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, localizada no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Desde 2013, os integrantes do Grupo MIL desenvolvem projetos interdisciplinares de Pesquisa, Ensino e Extensão relacionados à mediação da informação e da leitura em espaços formais e informais de educação. Integram o grupo, docentes, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores bibliotecários da FURG e de outras instituições. Como objetivos o grupo prevê: a) Realizar Investigações acerca da mediação da leitura e da informação em diferentes contextos; b) Investigar a mediação da informação em distintos espaços e por diferentes sujeitos; c) Promover ações de ensino relacionadas à promoção da leitura; d) Incentivar ações de extensão relacionadas ao incentivo à leitura e mediação da informação; e) Fomentar pesquisas, e ações de ensino e extensão sobre competência em informação. As ações estão vinculadas ao Laboratório de Competência em Informação (LABCOINFO).
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação sociedade e biblioteca pública”. INFOhome - ESPAÇO OFAJ - ARTIGOS E TEXTOS. Set. 2016. Disponível em: https://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=9 Acesso em: 28 maio 2022.
AZEVEDO, M. G. P. et al. Biblioteca da Escola: Ativar! aproximando saberes e fazeres. In: Semana Acadêmica, 21.; Fórum de Egressos, 1., 2020, Rio Grande. Anais dos 45 anos do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Rio Grande: FURG, 2020. p. 54-71. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/10486/LIVRO%20DOS%20ANAIS.pdf?sequence=4&isAllowed=y
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.
PAJEÚ, H. M.; SANTOS, W. A. de L. Por uma promoção democrática e dialógica da leitura. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 1-18, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78364. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78364. Acesso em: 10 maio. 2022.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.