Análise da produção científica de discentes cotistas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba

  • Felipe Arthur Cordeiro Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rebeca Klywiann Cardone Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ana Patrícia Silva Moura Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: produção científica, ações afirmativas, racismo estrutural, programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As ações afirmativas são políticas públicas importantes para democratizar o acesso à educação e a produção do conhecimento. O presente estudo configura-se como uma pesquisa documental, descritiva e exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Objetivou-se, por meio deste trabalho, mapear as produções científicas de discentes cotistas ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a nível de Mestrado e Doutorado, entre 2017 e 2019. Para formar o corpus da pesquisa, utilizou-se a Plataforma Lattes e o questionário eletrônico com as/os sujeitas/os da pesquisa no ambiente informacional digital. Como resultados elaborou-se quadros e gráficos para representação dos seguintes dados: autoria, título, ano, entre outras variáveis. Concluiu-se que é notória a pluralidade temática encontrada nas pesquisas recuperadas pelo estudo: Altimetria, Arquitetura da Informação, Fake News, Gestão da Informação, Preservação Digital, Tecnologia da Informação, entre outras. Além disso, evidencia-se que boa parte dos estudos recuperados se relacionam com os marcadores sociais de diferença: gênero, raça, classe, entre outros. Salienta-se a importância de um acompanhamento contínuo da produção científica de discentes cotistas no contexto do PPGCI/UFPB, bem como nos demais Programas de Pós-Graduação da área de Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Felipe Arthur Cordeiro Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Técnico em Arquivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Bacharel em Arquivologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rebeca Klywiann Cardone, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ana Patrícia Silva Moura, Universidade Federal da Paraíba

Bibliotecária-documentalista na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Biblioteconomia e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado
2024-01-21
Como Citar
ALVES, F. A. C.; CARDONE, R. K.; SILVA MOURA, A. P. Análise da produção científica de discentes cotistas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 55-88, 21 jan. 2024.
Seção
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação