Análise da produção científica de discentes cotistas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba
Resumo
As ações afirmativas são políticas públicas importantes para democratizar o acesso à educação e a produção do conhecimento. O presente estudo configura-se como uma pesquisa documental, descritiva e exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Objetivou-se, por meio deste trabalho, mapear as produções científicas de discentes cotistas ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a nível de Mestrado e Doutorado, entre 2017 e 2019. Para formar o corpus da pesquisa, utilizou-se a Plataforma Lattes e o questionário eletrônico com as/os sujeitas/os da pesquisa no ambiente informacional digital. Como resultados elaborou-se quadros e gráficos para representação dos seguintes dados: autoria, título, ano, entre outras variáveis. Concluiu-se que é notória a pluralidade temática encontrada nas pesquisas recuperadas pelo estudo: Altimetria, Arquitetura da Informação, Fake News, Gestão da Informação, Preservação Digital, Tecnologia da Informação, entre outras. Além disso, evidencia-se que boa parte dos estudos recuperados se relacionam com os marcadores sociais de diferença: gênero, raça, classe, entre outros. Salienta-se a importância de um acompanhamento contínuo da produção científica de discentes cotistas no contexto do PPGCI/UFPB, bem como nos demais Programas de Pós-Graduação da área de Ciência da Informação.
Referências
ALVES, Edvaldo Carvalho; AQUINO, Miriam Albuquerque. A pesquisa qualitativa: origens, desenvolvimento e utilização nas dissertações do PPGCI/UFPB - 2008 a 2012. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. especial, 2012. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/91172. Acesso em: 2 dez. 2021.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da informação, biblioteconomia, arquivologia e museologia: relações teóricas e institucionais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31, p. 110-130, 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39678. Acesso em: 14 jul. 2022.
ARTES, Amélia. Dimensionando as Desigualdades por sexo e cor/raça na pós-graduação brasileira. Educ. rev., v. 34, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100177&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2020.
GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças; DANTAS, Esdras Renan Farias. Conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2012. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12309. Acesso em: 9 set. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Laurentino. A escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
GUARNIERI, Fernanda Vieira; MELO-SILVA, Lucy Leal. Cotas universitárias no Brasil: análise de uma década de produção científica. Psicologia escolar e educacional, São Paulo, v. 21, n. 2, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/4jyF7L8ncM6QTvKM3TzjdGj/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2022.
LIMA, Izabel França de; SANTIAGO, Stella Márcia de Morais; AQUINO, Mirian de Albuquerque. A Informação que circula sobre a Política de Cotas no Ensino Superior. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 1, p. 76-91, 2010. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5. Acesso em: 19 jun. 2022.
LIMA, Maria Luciene Ferreira. Políticas públicas no ensino superior: ações afirmativas na UFPB. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
MAYORGA, Claudia; SOUZA, Luciana Maria de. Ação afirmativa na universidade: a permanência em foco. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 263-281, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2012000200006. Acesso em: 18 jul. 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
NEABI/UFPB. Dossiê Ações Afirmativas na UFPB: a longa década da democratização inconclusa no ensino superior (1999-2012). João Pessoa: NEABI/CCHLA, 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/dossie-aoes-afirmativas-na-ufpb-a-longa-decada-da-democratizaao-inconclusa-no-en. Acesso em: 11 out. 2022.
OLIVEIRA, José Kellyton Pessoa de. Ações afirmativas nas Ciências Médicas: impactos das cotas no curso de medicina da UFPB à luz dos direitos humanos. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19446. Acesso em: 11 out. 2022.
PAIVA, Eliane Bezerra; RAMALHO, Francisca Arruda. Usuários da informação: a produção científica no periódico ‘Perspectivas em Gestão & Conhecimento’. Informação em Pauta, v. 2, n. especial, p. 47-68, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20647. Acesso em: 11 out. 2022.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015. 158 p. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wpcontent/uploads/sites/5/2021/10/genero_web.pdf. Acesso em: 7 set. 2022.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 11 out. 2022.
SILVA, Terezinha Elizabeth da. 30 anos da pós-graduação em ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119305. Acesso em: 2 set. 2022.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
VALÉRIO, Erinaldo Dias; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SILVA, Joselina da. A produção científica sobre os(as) negro(as) nos ENANCIBs sob um olhar cientométrico. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 151-169, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12247/7765. Acesso em: 10 jan. 2020.
VANALI, Ana Crhistina; SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: análise da Universidade Federal do Paraná. Cadernos de pesquisa, v. 49, n. 171, p. 86-108, 2019. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/5911. Acesso em: 28 nov. 2019.
ZAMBONI, Márcio. Marcadores sociais da diferença. Sociologia: grandes temas do conhecimento, São Paulo, v. 1, p. 14-18, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5509716/mod_resource/content/0/ZAMBONI_MarcadoresSociais.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.
Copyright (c) 2024 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.