A aplicabilidade do Marketing de Relacionamento na gestão de Bibliotecas Universitárias

um estudo em uma biblioteca de instituição privada de Juazeiro do Norte - CE

  • Cicera Ana Micaeli Gomes da Silva Universidade Federal do Cariri-UFCA
Palavras-chave: Marketing, Marketing de Relacionamento, Biblioteca Universitária

Resumo

Trata acerca da aplicabilidade do Marketing de Relacionamento na gestão de bibliotecas universitárias. Aborda questões históricas e conceituais referentes ao Marketing e sua introdução no âmbito das bibliotecas, precisamente no contexto da biblioteca universitária. Propõe uma reflexão acerca do Marketing de relacionamento e os serviços inerentes à biblioteca. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho: estudar como poderia ocorrer a função do Marketing de relacionamento na biblioteca universitária; identificar possíveis impactos causados na gestão da biblioteca como também no usuário. A metodologia é constituída de tipo descritiva com delineamento bibliográfico por meio de estudo de caso, para a coleta dos dados utiliza-se o método dedutivo. A natureza dos dados se deu através de uma abordagem qualitativa. Conclui-se que a biblioteca da unidade em estudo, no âmbito de seus serviços, desenvolve algumas ações, coerentes ao Marketing de relacionamento e, portanto, confirma-se a importância do mesmo na gestão da biblioteca universitária, uma vez que este pode se configurar um elo entre pessoal da biblioteca e usuários, possibilitando a troca de valores e informações.

 

Biografia do Autor

Cicera Ana Micaeli Gomes da Silva, Universidade Federal do Cariri-UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA); Especialista em Gestão de Recursos Humanos, pela Faculdade de Juazeiro do Norte; Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (UFC-CARIRI).

Referências

AGUIAR, Andréa Vasconcelos Carvalho de; DINIZ, Isabel Cristina dos Santos; MEDEIROS, João Bôsco. Estudo de usuários em bibliotecas públicas e universitárias: em foco as dissertações defendidas no CMCI/UFPB. Informação & Sociedade:Estudos,João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 1-19, nov.,2002. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/146/140. Acesso em: 24 maio. 2016.

BOGMANN, Itzhak Meir. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2000. Disponivel em: http://www.abcdomarketing.com.br/wp-content/uploads/2009/02/marketing-de-relacionamento.pdf. Acesso em: 21 maio. 2016.

BAX, Marcelo Peixoto; et al. Sistema automático de disseminação seletiva. In: IFLA M&M, 2004, São Paulo, Anais eletronicos... São Paulo: USP, 2004. Disponível em: http://www.fernando.parreiras.nom.br/publicacoes/dsi_ifla.pdf. Acesso em: 24 maio. 2015.

CERVO, AmadoL; BERVIAN, Pedro A; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2007.

DALOSTO, William de Oliveira. Marketing em Bibliotecas Universitárias. As bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul no contexto do final da primeira década do século XXI. 2009. 79f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19010/000717881.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 maio. 2016.

DINIZ, Célia Regina; SILVA, Iolanda Barbosa da. Metodologia científica.21 ed. Natal: UEPB/UFRN/EDUEP, 2008.

EIRÃO, Tiago Gomes. Disseminação Seletiva da Informação: uma abordagem. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas,v. 7, n. 1, p. 20-29,jul./dez., 2009. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1972/2093. Acesso em: 24 maio. 2016.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson prentice Hall, 2007.

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MORENO, Patrícia da Silva. Serviço de Referência Digital: uma análise apoiada em agentes de interface. 2005. 153f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/moreno_ps_me_mar.pdf. Acesso em: 22 maio. 2016.

OLIVEIRA, Angela M; PEREIRA, Edmeire C. Marketing de Relacionamento para a Gestão de Unidades de Informação. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 25, n. 2, p. 89-103, jul./dez.,2003. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/89/1556. Acesso em: 24 maio. 2016.

RICHERS, Raimar. Recordando a infância do Marketing Brasileiro. Revista de Administração de Empresas: RAE. São Paulo, v. 34, n. 3, p.26-40,maio/jun.,1994.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, Jovenilda Freitas dos. Marketing e sua aplicabilidade na gestão das bibliotecas universitárias: um estudo de caso naUniversidade Federal da Bahia. 2008. 70f. Monografia (Graduaçãoem Biblioteconomia)–Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/A3723514E469530E832575D1007CCAB6/$File/Marketing%20na%20gest%C3%A3o%20de%20biblioteca.pdf. Acesso em: 02 maio. 2016.

SILVEIRA, Amélia. Marketing em bibliotecas universitárias. Florianópolis: UFSC, 1992.

SILVA, Keina Maria Guedes da; TABOSA, Hamilton Rodrigues. Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias. Inf.&Inf., Londrina, v. 19, n. 3, p. 219-241, set./dez.,2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13164. Acesso em: 05 maio.2016.

SO, Denise Rodrigues. A segmentação de clientes em bibliotecas. 2007. 189f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-16122007-155923/pt-br.php. Acesso em:17 maio. 2016.

YIN, RobertK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

Publicado
2017-01-05
Como Citar
SILVA, C. A. M. G. DA. A aplicabilidade do Marketing de Relacionamento na gestão de Bibliotecas Universitárias: um estudo em uma biblioteca de instituição privada de Juazeiro do Norte - CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 2, p. 5-15, 5 jan. 2017.
Seção
Artigos