(Cri)ação do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação, Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI) na Universidade Federal de Sergipe

  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: ciência, Grupos de pesquisa, NEMAGI, Universidade, Pesquisa científica

Resumo

Os grupos de pesquisa constituem-se como espaços agregadores de indivíduos que desenvolvem pesquisas em comum, com atuações variadas, e que contribuem para o desenvolvimento da ciência. Tais grupos oportunizam o desenvolvimento científico e o intercâmbio de ideais que fortalecem as relações científicas que se constituem no seu fazer central. Para tratar deste tema, este artigo tem por objetivo apresentar o NEMAGI e sua atuação na Ciência da Informação nos cinco anos de existência do grupo. Como procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com consulta aos autores que abordam sobre grupos de pesquisa, particularmente na área da Ciência da Informação, além da apresentação detalhada das características e ações do NEMAGI. Dentre as ações observadas, destacam-se orientações e defesas de trabalhos finais na Graduação e Pós-Graduação, publicações e comunicações científicas, parcerias nacionais e internacionais, realização de eventos, dentre outras ações oportunizadas pelo grupo. Entende-se que houve uma expansão dos grupos de pesquisa no Brasil, motivados pelo crescimento da pós-graduação e que o NEMAGI foi criado nesse contexto, desenvolvendo ações e criando parcerias visando seu crescimento e consolidação.

Biografia do Autor

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bacharela em Administração, com ênfase em Análise de Sistemas, pela Universidade Tiradentes (UNIT). Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UFS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) Nível 2. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação, Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI). Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e presidenta da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

Referências

FIALHO, Janaina Ferreira; NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Telma. A mediação da informação nos grupos de pesquisa e no GT3 dos ENANCIB: espaços de comunicação científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 252-276, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66952. Acesso em: 3 abr. 2023.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília/DF: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v, 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/nGD3MkKfNxtjnnWshf3YVjP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2023.

SANTANA, Guilherme Alves de. A produção colaborativa de conhecimento dos grupos de pesquisa brasileiros e os desdobramentos das relações entre seus pesquisadores. 2015. 164p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13931/1/Dissertacao%20completa.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

Publicado
2023-04-04
Como Citar
NUNES, M. S. C. (Cri)ação do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação, Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI) na Universidade Federal de Sergipe. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 74-87, 4 abr. 2023.
Seção
Artigos