(Cri)ação do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação, Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI) na Universidade Federal de Sergipe
Resumo
Os grupos de pesquisa constituem-se como espaços agregadores de indivíduos que desenvolvem pesquisas em comum, com atuações variadas, e que contribuem para o desenvolvimento da ciência. Tais grupos oportunizam o desenvolvimento científico e o intercâmbio de ideais que fortalecem as relações científicas que se constituem no seu fazer central. Para tratar deste tema, este artigo tem por objetivo apresentar o NEMAGI e sua atuação na Ciência da Informação nos cinco anos de existência do grupo. Como procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com consulta aos autores que abordam sobre grupos de pesquisa, particularmente na área da Ciência da Informação, além da apresentação detalhada das características e ações do NEMAGI. Dentre as ações observadas, destacam-se orientações e defesas de trabalhos finais na Graduação e Pós-Graduação, publicações e comunicações científicas, parcerias nacionais e internacionais, realização de eventos, dentre outras ações oportunizadas pelo grupo. Entende-se que houve uma expansão dos grupos de pesquisa no Brasil, motivados pelo crescimento da pós-graduação e que o NEMAGI foi criado nesse contexto, desenvolvendo ações e criando parcerias visando seu crescimento e consolidação.
Referências
FIALHO, Janaina Ferreira; NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Telma. A mediação da informação nos grupos de pesquisa e no GT3 dos ENANCIB: espaços de comunicação científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 252-276, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66952. Acesso em: 3 abr. 2023.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília/DF: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v, 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/nGD3MkKfNxtjnnWshf3YVjP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2023.
SANTANA, Guilherme Alves de. A produção colaborativa de conhecimento dos grupos de pesquisa brasileiros e os desdobramentos das relações entre seus pesquisadores. 2015. 164p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13931/1/Dissertacao%20completa.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.