O Papel da Comunicação Interpessoal e o Marketing Pessoal na Biblioteconomia

  • Maria Palloma Barros Ferreira Alves Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Edivan Alexandre Ferreira Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Elieny do Nascimento Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
Palavras-chave: Gestão de unidade de informação, Comunicação interpessoal, Bibliotecário, Marketing Pessoal

Resumo

Diante das elevadas demandas que o mercado de trabalho exige em todos os âmbitos sociais, obter formação adequada não é mais diferencial e sim uma exigência. Na biblioteconomia isso não se difere, pelo contrário, o bibliotecário inserido dentre inúmeras funções, além de ter que se mostrar capaz no desempenho de suas atividades, necessita buscar outros meios de se manter atrativo no mercado de trabalho e destacar suas competências e habilidades. Nesse sentido, neste trabalho discute-se a respeito de noções de comunicação interpessoal e marketing pessoal e de que maneira essas ferramentas auxiliam os profissionais em se sobrepujar na sua área de domínio e assim obter sucesso em suas carreiras. Através de uma pesquisa bibliográfica descritiva buscou-se um embasamento na literatura corrente para evidenciar a importância dessas ferramentas para o bibliotecário na atual conjuntura do mercado de trabalho, visto a taxa de concorrência presente nesse campo de atuação, não diferente de tantos outros. Portanto, observando os fatos discutidos e a literatura apresentada, tem-se que o bibliotecário deve observar seus pontos fortes e fracos através de uma autoavaliação crítica, com a finalidade de reforçar suas potencialidades e atenuar suas fragilidades, sempre buscando aperfeiçoamento de suas incumbências, por meio de constantes capacitações. Constatou-se também a importância de aprimorar a forma de comunicação com que este profissional interage com as pessoas que se relaciona em sua práxis profissional, de maneira clara e apropriada, criando uma rede de relacionamento essencial a qualquer profissional na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Maria Palloma Barros Ferreira Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBC) da UFCA.

Edivan Alexandre Ferreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando em Administração, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa de Eduação Tutorial PET de Adminsitração, da UFCA.

Elieny do Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado
2017-12-22
Como Citar
ALVES, M. P. B. F.; FERREIRA, E. A.; SILVA, E. DO N. O Papel da Comunicação Interpessoal e o Marketing Pessoal na Biblioteconomia. Folha de Rosto, v. 3, n. Especial, p. 45-52, 22 dez. 2017.
Seção
Artigos