O Papel da Comunicação Interpessoal e o Marketing Pessoal na Biblioteconomia
Resumo
Diante das elevadas demandas que o mercado de trabalho exige em todos os âmbitos sociais, obter formação adequada não é mais diferencial e sim uma exigência. Na biblioteconomia isso não se difere, pelo contrário, o bibliotecário inserido dentre inúmeras funções, além de ter que se mostrar capaz no desempenho de suas atividades, necessita buscar outros meios de se manter atrativo no mercado de trabalho e destacar suas competências e habilidades. Nesse sentido, neste trabalho discute-se a respeito de noções de comunicação interpessoal e marketing pessoal e de que maneira essas ferramentas auxiliam os profissionais em se sobrepujar na sua área de domínio e assim obter sucesso em suas carreiras. Através de uma pesquisa bibliográfica descritiva buscou-se um embasamento na literatura corrente para evidenciar a importância dessas ferramentas para o bibliotecário na atual conjuntura do mercado de trabalho, visto a taxa de concorrência presente nesse campo de atuação, não diferente de tantos outros. Portanto, observando os fatos discutidos e a literatura apresentada, tem-se que o bibliotecário deve observar seus pontos fortes e fracos através de uma autoavaliação crítica, com a finalidade de reforçar suas potencialidades e atenuar suas fragilidades, sempre buscando aperfeiçoamento de suas incumbências, por meio de constantes capacitações. Constatou-se também a importância de aprimorar a forma de comunicação com que este profissional interage com as pessoas que se relaciona em sua práxis profissional, de maneira clara e apropriada, criando uma rede de relacionamento essencial a qualquer profissional na contemporaneidade.
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