Ideologia e Competência Crítica em Informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica

  • Andréa Doyle Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ

Resumo

O artigo liga os conceitos de ideologia e competência crítica em informação a partir de um elemento central, a teoria crítica da sociedade da Escola de Frankfurt. Um referencial teórico de base marxiana é empregado em conjunto com a análise da presença online de dois movimentos de biblioteconomia crítica: o #Critlib (EUA) e o @RadicalLibs (Reino Unido). Seu objetivo é fazer uma aproximação entre a academia e movimentos sociais que se dedicam a resistir aos efeitos nefastos do sistema capitalista hegemônico, ou seja, uma aproximação entre teoria e práxis, de acordo com os ideais estudados. Conclui que, apesar do mérito de existir, a atuação dos movimentos estudados ainda é tímida e limitada.

Biografia do Autor

Andréa Doyle, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ
Andréa Doyle é mestra e doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/ECO-UFRJ.

Referências

BEZERRA, Arthur, DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação e participação ética em comunidades de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais

eletrônicos... Marília: UNESP, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/487/879 . Acesso em: Dez. 2017.

CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 5., 2003. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003.

DOYLE, Andréa. Competência em crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 137 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2017.

HORKHEIMER, Max. “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”. In: HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. Textos Escolhidos, p. 31-68. São Paulo, Abril Cultural, 1983.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PCIL, Presidential Committee on Information Literacy. Presidential committee on information literacy: final report. 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: maio 2016.

SLATER, Phill. Origem e significado da Escola de Frankfurt: uma perspectiva marxista. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1978.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinformação: um olhar para os critérios de avaliação de fontes de informação. Liinc em Revista vol. 13, n. 2. Online. Rio de Janeiro: Liinc, 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075 Acesso em: Fev. 2018.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
DOYLE, A. Ideologia e Competência Crítica em Informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 25-33, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos