Ideologia e Competência Crítica em Informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica
Resumo
O artigo liga os conceitos de ideologia e competência crítica em informação a partir de um elemento central, a teoria crítica da sociedade da Escola de Frankfurt. Um referencial teórico de base marxiana é empregado em conjunto com a análise da presença online de dois movimentos de biblioteconomia crítica: o #Critlib (EUA) e o @RadicalLibs (Reino Unido). Seu objetivo é fazer uma aproximação entre a academia e movimentos sociais que se dedicam a resistir aos efeitos nefastos do sistema capitalista hegemônico, ou seja, uma aproximação entre teoria e práxis, de acordo com os ideais estudados. Conclui que, apesar do mérito de existir, a atuação dos movimentos estudados ainda é tímida e limitada.
Referências
BEZERRA, Arthur, DOYLE, Andréa. Competência crítica em informação e participação ética em comunidades de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE
PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais
eletrônicos... Marília: UNESP, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/487/879 . Acesso em: Dez. 2017.
CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 5., 2003. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003.
DOYLE, Andréa. Competência em crítica em informação nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro. 137 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2017.
HORKHEIMER, Max. “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”. In: HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. Textos Escolhidos, p. 31-68. São Paulo, Abril Cultural, 1983.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PCIL, Presidential Committee on Information Literacy. Presidential committee on information literacy: final report. 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: maio 2016.
SLATER, Phill. Origem e significado da Escola de Frankfurt: uma perspectiva marxista. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1978.
ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinformação: um olhar para os critérios de avaliação de fontes de informação. Liinc em Revista vol. 13, n. 2. Online. Rio de Janeiro: Liinc, 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075 Acesso em: Fev. 2018.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.