Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em fonte Arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 cm entre parágrafos e recuo de 1,25cm na primeira linha de cada parágrafo; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Orientações para submissão

A submissão é feita exclusivamente na plataforma da Revista. Para tanto, os autores devem ativar o seu cadastro. Por meio de login e senha, os autores farão tanto a submissão quanto acompanharão o processo editorial do seu manuscrito.

A TARKA — Revista de Filosofia Intercultural (ALAFI/UFCA) recebe artigos conforme os parâmetros indicados. É obrigatória a adequação do texto às normas e escopo da Revista, conforme orientações abaixo e o modelo em Word disponibilizado para download (que deverá ser BAIXADO antes de ser editado).

  1. Os arquivos devem ser enviados no formato Word.
  2. O manuscrito deve vir acompanhado da inserção da declaração. Após preenchida e assinada pelo Autor, a declaração deverá ser anexada como segundo documento no processo de submissão.

Diretrizes para Autores

  1. Fonte NUNITO 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,3 cm entre parágrafos, 8 pt de espaçamento depois do parágrafo. Ver modelo disponibilizado para download.
  2. Termos em língua estrangeira, escritos pelo alfabeto latino, devem estar em itálico. Destaques devem estar em itálico e não em negrito, evitando o uso de aspas para destaques no texto. Reservar as aspas para as citações diretas ou para expressões pejorativas.
  3. Citações devem seguir as normas da ABNT padrão antigo (apesar da norma brasileira da ABNT ser o padrão seguido em nossa revista, quando alguém não familiarizado com essas normas quiser publicar, ele/ela deve seguir as normas aqui explícitas). No corpo do texto, referência citada deve indicar autor(es), ano de publicação e página(s), se for citação direta, sendo opcional informação de páginas em citações.

    Por exemplo:
    • Citação direta: Conforme Dussel (2000, p. 30) “A Modernidade nasce realmente em 1492”.
    • Citação indireta: A partir do que foi argumentado, podemos inferir então que o ano de 1492 é um marco para a formação da modernidade (DUSSEL, 2000).
    • As citações diretas devem ser escritas entre aspas, se possuírem até 3 linhas, e estiverem presentes no próprio corpo do texto.
    • Citações diretas longas, com mais de 3 linhas, devem ser escritas em fonte Arial 10, espaçamento simples, sem recuo na primeira linha, em parágrafo próprio com 4 cm de recuo à esquerda.

  4. Sobre o tamanho dos textos submetidos:

O manuscrito da seção “artigos” deve ter preferencialmente até 25 páginas, de natureza ensaística ou de apresentação estruturada de pesquisa;

Textos de “comentadores” e a “réplica do autor” devem ter preferencialmente até 10 páginas – contando já com as referências e todos os elementos textuais;

“Entrevistas” devem ter, preferencialmente, até 10 páginas, podendo se alongar, se necessário; 

Textos voltados a “Ensino de Filosofia Intercultural” devem ter preferencialmente até 15 páginas, contando já com as referências e todos os elementos textuais; 

“Resenhas críticas de livros” devem ter até 5 páginas, contando já com as referências e todos os elementos textuais, preferencialmente para livros recém-publicados nos últimos 3 anos. Serão aceitas resenhas de livros historicamente relevantes; 

Na seção “Resumo de Teses, Dissertações e TCC”, deve constar, apenas, o resumo e informações sobre o trabalho (nome, instituição, nome do Curso ou Programa, orientador/a, data de defesa e o endereço digital do trabalho publicado no banco de teses da instituição), incluindo as palavras-chave, com o limite de 5 resumos por número da revista;

  1. Os textos submetidos devem conter um título no idioma em que foi escrito, e um título traduzido para outro idioma (preferencialmente o inglês). Se escrito em qualquer outro idioma que não o português, a tradução deve ser feita também para o português.
  2. O título do artigo deve ser escrito em caixa alta, com fonte NUNITO 18 em negrito. Já o título traduzido deve ser escrito em caixa alta, com fonte NUNITO 14. Conforme modelo disponibilizado para download.
  3. O texto deve conter um resumo escrito no idioma do artigo, com o objetivo do trabalho, um resumo da metodologia adotada e uma síntese dos resultados obtidos pela pesquisa (não é necessário para resenhas, comentários e réplicas); O artigo deve conter também palavras-chave escritas no idioma do artigo, que devem ser separadas por ponto e vírgula. O artigo deve ter de três a cinco palavras-chave, e devem ser priorizados termos que não aparecem no título do artigo (P. ex., se o título do artigo é “Filosofia do Candomblé”, preferir por palavras-chave termos como “interculturalidade”, “africanidades” e “religiões afro-brasileiras”).
  4. Uma tradução do resumo e das palavras-chave deve estar presente no trabalho, seguindo as mesmas regras das traduções do título do manuscrito.
  5. Nas notas de rodapé, deve-se utilizar números cardinais (1, 2, 3...) sendo permitido, para casos especiais, o uso de asterisco (*).
  6. Qualquer imagem presente no trabalho deve acompanhar arquivo em separado em JPG e PNG. A pessoa que submete o manuscrito deve ter os direitos de reprodução da imagem que deseja anexar em seu trabalho, sendo ela própria a fotógrafa (em caso de fotografia) ou artista (em caso de arte), ou possuindo a autorização para utilizar a imagem em questão em seu artigo.
  7. Para uso de termos estrangeiros originais que utilizem modelos de escrita que não seja o alfabético (como sânscrito, grego, árabe, chinês ou japonês, entre outras línguas), deve-se usar alguma norma mais atual de transliteração alfabetizada antes do termo estrangeiro. Por exemplo: “Zhuāngzǐ 莊子”, “lógos λόγος” ou “Upaniṣad उपनि षद”्.
  8. A publicação dos textos depende do deferimento dos Editores e da consideração dos pareceres da Comissão Científica (ou pareceristas externos convidados/as). Os pareceres são feitos por no mínimo dois pareceristas, por duplo cego (autoria omitida), para assegurar maior cientificidade ao processo. Em casos específicos de convites a autores em organização de dossiês e números específicos, pode-se aplicar o simples cego ou parecer aberto.
  9. De forma que sejam garantidos os “pareceres por duplo cego”, os(as) autores(as) devem garantir que seus dados pessoais, como o nome e assinatura do arquivo em DOCX ou ODT, sejam omitidos nos manuscritos, com exceção da seção “{2} Debate”, que é realizada por convidados(as) ou por propostas. Segue uma instrução para remover a identificação das propriedades do arquivo:
    • Em arquivos DOCX (Microsoft Office) ou Mac: (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

  10. A seção de referências bibliográficas deve seguir as normas da ABNT. Na TARKA, entretanto, não usamos itálico ou negrito na lista de referências. Exemplos:
    • Livros: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome (atenção para nomes do leste asiático em que o sobrenome vem primeiro, como no exemplo abaixo); título (não deve estar nem em negrito, nem em itálico), se houver subtítulo, separado por dois-pontos; local; editora; ano de publicação.
      Exemplo:
      FENG, Youlan. Breve Historia de la Filosofía China. Traducción de Wang Hongxun y Fan Moxian. Pekín: Ediciones en Lenguas Extranjeras, 1989.
    • Livros coletâneas: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome dos(as) autores(as); ponto e vírgula (;) separando os autores; “Orgs.” entre parênteses após todos os nomes; título (não deve estar nem em negrito, nem em itálico), se houver subtítulo, separado por dois-pontos; local; editora; ano de publicação.
      Exemplo:
      DUSSEL, Enrique; MENDIETA, Eduardo; BOHÓRQUEZ, Carmen (Orgs.). El pensamiento filosófico latinoamericano, del Caribe y "latino" (1300-2000): historia, corrientes, temas y filósofos. México: Siglo XXI, 2009.
    • Capítulo de livro: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome dos(as) autores(as); ponto e vírgula (;) separando os autores quando for o caso; título do capítulo; expressão “In:”; autoras(es) do livro conforme descrito nos exemplos anteriores; título (não deve estar nem em negrito, nem em itálico), se houver subtítulo, separado por dois-pontos, local, editora, páginas do capítulo, ano de publicação.
      Exemplo:
      DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo, Lander (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Ediciones CLACSO, pp. 55-70, 2000.DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo, Lander (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Ediciones CLACSO, pp. 55-70, 2000.
    • Artigo em revista/periódico acadêmico: autoras(es); título do artigo; nome do periódico (não deve estar nem em negrito, nem em itálico); local (se houver); ano e/ou volume (se houver), número, páginas inicial e final; data; Disponível em; Acesso em dia mês ano.
      Exemplo:
      MACHADO, Lucas Nascimento. Verdade e vazio em Nāgārjuna: o capítulo XXIV dos Mūlamadhyamakakārikā. Kriterion, Belo Horizonte, v. 57, n. 133, p. 65-84, 2016. Disponível em <https://doi.org/10.1590/0100-512X2016N13303lnm>. Acesso em 09 dez. 2020.
    • Trabalhos finais (tese, dissertação ou TCC): autor(a); título (não deve estar nem em negrito, nem em itálico); se houver subtítulo, separado por dois-pontos; ano da defesa; número de folhas; natureza do trabalho; nível e área de formação entre parênteses; Faculdade ou Universidade; local; ano de publicação.
      Exemplo:
      OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da Educação Brasileira. 2005. 353f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará: Fortaleza-CE, 2005.
    • Trabalho apresentado em evento: SOBRENOME, nome do autor (havendo mais de 3 autores, nesse e em outros casos pode-se usar o termo “et al” após o primeiro autor), título do trabalho; expressão “In:”; título do documento (anais, atas, resumos etc.) (não deve estar nem em negrito, nem em itálico); local de publicação; editora ou organizadores; volume ou número; páginas do texto; data de publicação.
      Exemplo:
      ALVES, Francisco Sales et al. OLIMPIADA DE FILOSOFIA PIBID/UEL. In: Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, Londrina, UEL, n. 1, p. 130-130, 2019.

Diretrizes de avaliação para pareceristas

Instruções gerais

Espera-se que o parecerista avalie a relevância do tema, a originalidade da contribuição, a consistência teórica, o rigor argumentativo, a clareza e a estrutura do texto, bem como se há um diálogo intercultural proposto. Também é importante apontar pontos fortes e fragilidades, sugerindo correções, complementações bibliográficas, ajustes conceituais ou melhorias de redação, de modo a contribuir tanto para o aprimoramento do artigo quanto para a qualidade acadêmica da revista, reforçando os vínculos e fazendo avançar o campo da filosofia intercultural. Ressaltamos que as avaliações devem prezar pela cordialidade, bem como por uma análise crítica propositiva e construtiva. Abaixo, indicamos um roteiro para a construção do parecer.

  • Relevância do tema e originalidade: (O tema discutido conversa com o escopo da revista? Ele é relevante ou inovador de modo a justificar sua publicação?)
  • Resumo: (Descreve de forma clara o tema principal, os objetivos, o problema, o material trabalhado, as conclusões alcançadas? O resumo corresponde ao conteúdo do texto?) 
  • Estrutura e adequação da bibliografia: (Apresenta introdução, desenvolvimentos, conclusão e eventual divisão de seções de modo a proporcionar ao leitor uma melhor compreensão do texto? A bibliografia é relevante e atualizada?)
  • Qualidade da argumentação: (Deve-se avaliar a clareza da tese, a coerência lógica dos argumentos, a consistência conceitual, a fundamentação teórica e a capacidade crítica de responder a objeções)
  • Correção gramatical: (Indique eventuais problemas de coerência e coesão textual, pontuação e acentuação que podem prejudicar a compreensão do texto. Pode-se utilizar o próprio arquivo avaliado, que poderá ser enviado ao autor)
  • Questões éticas: (O avaliador deve estar atento a plágio e autoplágio, à utilização de conceitos, ideias ou citações sem a devida referência ao autor, à honestidade intelectual na exposição de fontes, ao uso indevido de textos ou traduções sem crédito e ao emprego de ferramentas de inteligência artificial sem transparência ou sem indicação clara de sua utilização)
  • Breve análise crítica: (Usar esse momento para a explorar mais aspectos do texto, por ventura não indicados anteriormente)

Recomendação

Ao final do parecer, deve-se escolher a recomendação adequada: Aceitar / Correções obrigatórias / Submeter novamente / Rejeitar.


Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

A Revista se compromete a não utilizar nomes e endereços para outras finalidades que não sejam aquelas pertinentes à publicação dos artigos.