Sobre a Revista

Foco e Escopo
A TARKA - Revista de Filosofia Intercultural é vinculada à Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI) e ao curso de Filosofia da UFCA (Universidade Federal do Cariri). Tem como objetivo fomentar publicações acadêmicas na área de Filosofia numa perspectiva intercultural. Isso abarca tanto (1) reflexões teóricas sobre interculturalidade e questões afins, como (2) temas filosóficos pensados a partir de diversas matrizes culturais das mais diversas sociedades do mundo, sobretudo, a América Latina, como também (3) reflexões e práticas de ensino de Filosofia a partir de um ponto de vista intercultural. Serão aceitos trabalhos de várias perspectivas teóricas e metodológicas, incentivando, assim, o debate intercultural e interdisciplinar sobre os temas, respeitando-se os Direitos Humanos. A revista também inclui textos que forneçam subsídios para o ensino das três temáticas que lhe são próprias, e que visam vários públicos e diferentes níveis de educação. Serão aceitos trabalhos escritos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Escrito em português, o texto deve ter, pelo menos, um resumo em português e em uma das outras duas línguas citadas; se escrito em espanhol ou inglês, deve ter, necessariamente, além do resumo na língua escolhida, um resumo em português.

Políticas de Seção

A TARKA - Revista de Filosofia Intercultural se organiza nas seguintes seções que o autor
deve indicar ao submeter a sua proposta de publicação:
{1} Editorial – Texto escrito pela Comissão Editorial, ou pelo organizador do número.
{2} Debate – Texto escrito por pesquisadores(as) experientes, a ser comentado por outros(as) pesquisadores(as) e respondido por meio de réplica do(a) autor(a), devendo ter títulos próprios em cada texto.
{3} Artigos – Assuntos de livre escolha dos(as) colaboradores(as), dentro das temáticas da Revista, e que sigam critérios de redação científica, com destaque para uso de fontes, teorias, revisão bibliográfica e análise com metodologias científicas.
{4} Ensaios – Assuntos de livre escolha dos(as) colaboradores(as), dentro das temáticas da Revista, de caráter ensaístico e reflexivo.
{5} Entrevistas – Seção de entrevistas inéditas, com personalidades reconhecidas que se relacionem à temática geral da Revista.
{6} Traduções – Seção para traduções, para o português, de textos em outras línguas e autorizadas pelo autor e/ou editor.
{7} Ensino de Filosofia Intercultural – Produções de ensino de Filosofia, com temáticas e/ou abordagens ligadas à temática geral da Revista.
{8} Resenhas Críticas de Livros – Seção para resenhas críticas de livros publicados nos últimos anos, sendo aceito também resenhas de livros com relevância histórica, publicados em qualquer língua, relacionados ao escopo da Revista.
{9} Resumo de Teses, Dissertações e TCC – Seção para resumos de trabalhos finais de Doutorado, Mestrado e Graduação publicados em qualquer língua, mas resumidos nas línguas português, inglês, espanhol, cujos temas se relacionem à temática da Revista, com o número máximo de 5 publicações por número.

Processo de Avaliação pelos Pares

Textos enviados à Revista serão submetidos a uma primeira avaliação, pela Comissão Editorial, com o objetivo de verificar a adequação ao escopo da Revista. Em seguida, as submissões julgadas de conformidade serão enviadas para uma avaliação em duplo cego, por pares externos, escolhidos de acordo com o conhecimento comprovado na área do artigo. Há três possibilidades de resultados da avaliação por pares: (1) aprovado para a
publicação direta; (2) aprovado com alterações necessárias; (3) reprovação direta do texto. Casos de divergência entre pareceristas serão decididos pela Comissão Editorial e novos pareceres podem ser solicitados. Para maiores informações, ver “Diretrizes para Autores”.

Periodicidade

A TARKA - Revista de Filosofia Intercultural tem a periodicidade semestral, e recebe textos em fluxo contínuo. Aceitam-se propostas de dossiês ou de números temáticos, por parte dos colaboradores. Não é cobrada qualquer taxa para submissão e publicação de artigos.

Política de Acesso Livre

A Revista segue uma política de acesso livre e de gratuidade, exigindo apenas, como depraxe, a citação como fonte, por parte de quem faça uso de seus textos, em respeito, também, aos autores dos mesmos.

Arquivamento

Os artigos são preservados no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Cariri.

Ética em Pesquisa e Publicação e Política Antiplágio

Medidas contra plágio e autoplágio serão tomadas, utilizando meios eletrônicos específicos. Portanto, as autoras e autores, ao enviarem textos para publicação, devem declarar sua originalidade.

Para estimular a ética e a inovação em pesquisa, indicamos a leitura dos documentos: Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa (2010); Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq (2011); Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP (2014); Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016; Resolução 466/2012 do Ministério da Saúde; e o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/).

Dossiês

Por sugestão dos editores da revista ou de editores de seção convidados, a TARKA -
Revista de Filosofia Intercultural abrirá chamadas para dossiês ligados à temática geral da
Revista.