William of Ockham and the Teaching of Philosophy

  • Willian Saraiva Borges Universidade Federal de Pelotas UFPel
  • Cleber Duarte Coelho Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Keywords: William of Ockham. Teaching of Philosophy. BNCC.

Abstract

This article aims to support the hypothesis that under the methodological and philosophical procedure assumed by William of Ockham in his Eight Questions, underlies, in a veiled way, a possible methodology for teaching of Philosophy, which could represent a significant guideline in the face of current discussions concerning to the teaching of Philosophy in Basic Education. In this sense, we will seek to establish some approximations, albeit brief, between the thinking of Ockham and the new National Common Curricular Base (BNCC), approved in 2018, especially with regard to the skills to be developed, in High School, in area of Applied Human and Social Sciences.

Author Biographies

Willian Saraiva Borges, Universidade Federal de Pelotas UFPel

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Filosofia (2017) e Licenciado em Filosofia (2015) pela mesma instituição. Membro-fundador da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval (SBEFM). Membro do Grupo de Trabalho (GT) "Filosofia na Idade Média", cujas atividades estão vinculadas à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro também do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval (GEFIM) e do Grupo de Pesquisa em Ockham (GPO), ambos ligados ao Departamento de Filosofia da UFPel. Editor-assistente da Revista Seara Filosófica, editada pelo corpo discente do PPGFil/UFPel. Tem interesse por Filosofia Medieval, com ênfase nas Teorias Políticas Tardo-Medievais. Atualmente tem concentrado seus estudos no pensamento dos autores da chamada "Escola Franciscana", especialmente a Filosofia Política de Guilherme de Ockham 

Cleber Duarte Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atuou, por mais de dez anos, como professor dos ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas no Estado de Santa Catarina. De fevereiro de 2005 a julho de 2010 esteve vinculado ao Centro Universitário Barriga Verde (Orleans-SC), onde lecionou em diversos cursos de graduação e pós-graduação (Especialização). Em agosto de 2010 foi nomeado professor Adjunto I na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em março de 2013, passou a exercer suas atividades na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo lotado no Departamento de Filosofia desta instituição, ministrando fundamentalmente disciplinas voltadas para formação de professores, tais como: Filosofia da Educação, Seminário de Ensino de Filosofia, Metodologia de Ensino de Filosofia. Em Dezembro de 2015, foi nomeado professor do DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO (MEN) no Centro de Ciências da Educação da UFSC, tendo prestado concurso para a área de ENSINO DE FILOSOFIA. Membro do grupo de pesquisas FILOSOFIA, ARTE E EDUCAÇÃO (Diretório CNPQ). Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC, SUBPROJETO FILOSOFIA (PORTARIA N.º 212/2020/PROGRAD, DE 29 DE OUTUBRO DE 2020), a partir de fevereiro de 2020. Principais áreas de interesse: Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia e prática de ensino de Filosofia. Patrística.

References

OCKHAM, Guilherme de. Brevilóquio sobre o principado tirânico. Tradução de Luis Alberto De Boni. Petrópolis: Vozes, 1988.
______. Oito questões sobre o poder do papa. Tradução de José Antônio de C. R. de Souza. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 2002.
______. Pode um príncipe. Tradução de José Antônio de C. R. de Souza. In: Obras Políticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 1999, pp. 79-141.
______. Quodlibeta Septem. Editado por Joseph C. Wey. In: Opera Theologica. Volume 9. New York: Saint Bonaventure University, 1980.
______. Sobre o poder dos imperadores e dos papas. Tradução de José Antônio de C. R. de Souza. In: Obras Políticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 1999, pp. 170-254.
______. Terceira Parte do Diálogo. Tradução, introdução e notas de José Antônio de C. R. de Souza. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2012 (em verdade, 2016).
______. Tratado contra Benedito [livro VI]. Tradução de José Antônio de C. R. de Souza. In: Obras Políticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 1999, pp. 25-71.
Estudos:
ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de. Fundamento teórico-metodológico do ensino de Filosofia. In: Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 1, 2011, pp. 39-50.
BORGES, William Saraiva. Uma metodologia de ensino de Filosofia subjacente às Obras Políticas de Guilherme de Ockham. In: BORGES, William Saraiva; STREFLING, Sérgio Ricardo (Orgs.). Parvae Notitiae de Medio Aevo: Estudos de Filosofia Medieval. Porto Alegre: Editora Fi, 2017, pp. 185-203.
BRASIL – Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 de julho de 2021.
CERLETTI, Alejandro. Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 22, n. 44, 2008, pp. 43-54.
______; KOHAN, Walter Omar. A Filosofia no Ensino Médio: caminhos para pensar seu sentido. Brasília: UNB, 1999.
FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: UNIJUI, 2002.
GALLO, Silvio. Filosofia na Educação Básica: uma propedêutica à paciência do conceito. In: RIBAS, Maria Alice Coelho et al. (Orgs.). Filosofia e Ensino: a Filosofia na escola. Ijuí: UNIJUI, 2005, pp. 389-401.
______. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2014.
______; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (Orgs.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: UNIJUI, 2004.
______, KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GHISALBERTI, Alessandro. Guilherme de Ockham. Tradução de Luis Alberto De Boni. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
GONÇALVES, Rita de Athayde. Considerações sobre o ensino de Filosofia como um problema filosófico. In: GONÇALVES, Rita de Athayde; RIBAS, Maria Alice Coelho; CENCI, Márcio Paulo (Orgs.). Filosofia e interfaces: 50 anos do Curso de Filosofia da UNIFRA. Santa Maria: UNIFRA, 2010, pp. 39-56.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUI, 2009.
MURCHO, Desidério. A natureza da Filosofia e o seu ensino. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 22, n. 44, 2008, pp. 79-99.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino de Filosofia. Ijuí: UNIJUI, 2002. RAMOS, Cesar Augusto. Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel? In: Transformação, Marília, v. 30, n. 2, 2007, pp. 197-217.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o Ensino Médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SOUZA, Draiton Gonzaga de; SARDI, Sérgio Augusto; CARBONARA, Vanderlei (Orgs.). Filosofia e Sociedade: perspectivas para o ensino de Filosofia. Ijuí: UNIJUI, 2007.
SOUZA, José Antônio de C. R. de. As relações de poder na Idade Média Tardia: Marsílio de Pádua, Álvaro Pais e Guilherme de Ockham. Porto Alegre: EST; Porto: FLUP, 2010.
______. Introdução. In: OCKHAM, Guilherme de. Obras Políticas. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 1999, pp. 11-24; 75-78; 145-149; 165-169.
______. Introdução. In: OCKHAM, Guilherme de. Oito questões sobre o poder do papa. Porto Alegre: EDIPUCRS; USF, 2002, pp. 7-17.
______. Ockham e a origem da sua análise sobre a noção de plenitudo potestatis. In: D’AMICO, Claudia; TURSI, Antonio (Eds.). Studium Philosophiae: textos en homenaje a Silvia Magnavacca. Buenos Aires: Rhesis, 2014, pp. 136-151.
ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A universidade medieval. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
Published
2022-08-09
How to Cite
Willian Saraiva Borges, & Cleber Duarte Coelho. (2022). William of Ockham and the Teaching of Philosophy. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 94 - 104. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.921