Guilherme de Ockham e o Ensino de Filosofia

  • Willian Saraiva Borges Universidade Federal de Pelotas UFPel
  • Cleber Duarte Coelho Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Resumen

Este artigo objetiva sustentar a hipótese de que sob o procedimento metodológico-filosófico assumido por Guilherme de Ockham em suas Oito questões, subjaz, de forma velada, uma possível metodologia de ensino de Filosofia, a qual poderia representar uma significativa diretriz frente às atuais discussões concernentes ao ensino de Filosofia na Educação Básica. Nesse sentido, buscaremos estabelecer algumas aproximações, ainda que breves, entre o pensamento de Ockham e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, sobretudo no que se refere às competências a serem desenvolvidas, no Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Biografía del autor/a

Willian Saraiva Borges, Universidade Federal de Pelotas UFPel

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Filosofia (2017) e Licenciado em Filosofia (2015) pela mesma instituição. Membro-fundador da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval (SBEFM). Membro do Grupo de Trabalho (GT) "Filosofia na Idade Média", cujas atividades estão vinculadas à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro também do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval (GEFIM) e do Grupo de Pesquisa em Ockham (GPO), ambos ligados ao Departamento de Filosofia da UFPel. Editor-assistente da Revista Seara Filosófica, editada pelo corpo discente do PPGFil/UFPel. Tem interesse por Filosofia Medieval, com ênfase nas Teorias Políticas Tardo-Medievais. Atualmente tem concentrado seus estudos no pensamento dos autores da chamada "Escola Franciscana", especialmente a Filosofia Política de Guilherme de Ockham 

Cleber Duarte Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atuou, por mais de dez anos, como professor dos ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas no Estado de Santa Catarina. De fevereiro de 2005 a julho de 2010 esteve vinculado ao Centro Universitário Barriga Verde (Orleans-SC), onde lecionou em diversos cursos de graduação e pós-graduação (Especialização). Em agosto de 2010 foi nomeado professor Adjunto I na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em março de 2013, passou a exercer suas atividades na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo lotado no Departamento de Filosofia desta instituição, ministrando fundamentalmente disciplinas voltadas para formação de professores, tais como: Filosofia da Educação, Seminário de Ensino de Filosofia, Metodologia de Ensino de Filosofia. Em Dezembro de 2015, foi nomeado professor do DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO (MEN) no Centro de Ciências da Educação da UFSC, tendo prestado concurso para a área de ENSINO DE FILOSOFIA. Membro do grupo de pesquisas FILOSOFIA, ARTE E EDUCAÇÃO (Diretório CNPQ). Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC, SUBPROJETO FILOSOFIA (PORTARIA N.º 212/2020/PROGRAD, DE 29 DE OUTUBRO DE 2020), a partir de fevereiro de 2020. Principais áreas de interesse: Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia e prática de ensino de Filosofia. Patrística.

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Publicado
2022-08-09
Cómo citar
Willian Saraiva Borges, & Cleber Duarte Coelho. (2022). Guilherme de Ockham e o Ensino de Filosofia. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 94 - 104. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.921