Índice de Salubridade Ambiental (ISA) aplicado ao município Belém do estado do Pará

  • Luiza Carla Girard Mendes Teixeira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Valentina Castillo Colina Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

O artigo teve como objetivo adaptar o Índice de Salubridade Ambiental (ISA) para avaliar as condições de salubridade do município de Belém- Pará-Brasil. Para isso, foram utilizados dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde para cinco anos (2012-2016). Trabalharam-se componentes de saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos; o componente controle de vetores, que contabilizou a incidência de casos de dengue, leptospirose e esquistossomose; e o componente socioeconômico com as variáveis de educação, renda e saúde pública. Foram feitas duas adaptações e comparados os resultados, na primeira devido à falta de dados foram excluídos alguns componentes e variáveis do ISA original e modificados os pesos dos componentes em função da sua importância; na segunda adaptação foram modificadas algumas faixas de pontuação para estabelecer faixas da situação com a finalidade de conseguir uma avaliação mais detalhada. A pesquisa determinou no primeiro resultado que a situação de salubridade do município evoluiu de “Insalubre” para “Baixa Salubridade”, com uma média de 27.23/100 pontos, sendo as áreas mais críticas o esgotamento sanitário e os resíduos sólidos, revelando que a gestão pública não fornece esses serviços de maneira adequada, com a modificação das faixas de pontuação o resultado da segunda adaptação aumentou para 38.63/100 pontos, que igualmente é considerado como de “Baixa Salubridade”. Desta forma a aplicação do ISA Belém demonstrou ser um método viável e de fácil aplicação para auxiliar no planejamento urbano.

Biografia do Autor

Luiza Carla Girard Mendes Teixeira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003) e pós-doutorado em Tratamento Avançado de Esgotos Domésticos no Departamento de Engenharia Química e Tecnologia de Meio Ambiente da Universidade de Valladolid-Espanha (2010).

Valentina Castillo Colina, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em engenharia civil pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em INGENIERIA CIVIL pela Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional (2012). Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Publicado
2023-10-25
Como Citar
Girard Mendes Teixeira, L. C., & Castillo Colina, V. de los Ángeles. (2023). Índice de Salubridade Ambiental (ISA) aplicado ao município Belém do estado do Pará. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 264-294. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.1006