PROSPECÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Resumo
Este estudo se propôs a realizar uma prospecção científica sobre Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) nas produções científicas brasileiras da última década na área de Ciências Ambientais (CiAmb). Trata-se de estudo bibliométrico que utilizou como fonte de dados a Biblioteca Científica Eletrônica on line SciELO Brasil, por ser de fácil acesso e difundir de maneira abrangente os artigos publicados no país, e o Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que coordena o Sistema de Pós-graduação brasileiro. Foram encontrados 35 artigos, com predomínio na área das Ciências da Saúde (65,7%) e em revistas de alta qualidade científica (62,7%), além de 100 dissertações e 19 teses, porém com apenas 12,6% destas classificadas nas CiAmb e concentradas no sul do país (20,1%). Evidenciou-se escassez de trabalhos sobre RSS na perspectiva das CiAmb, gerando lacunas nessa seara e obstaculizando novos olhares no campo da sustentabilidade ambiental.- Figura 1 - Evolução cronológica das publicações sobre RSS
- Tabela 1 - Publicações sobre RSS, por periódico e classificação Qualis em CiAmb
- Tabela 2 - Artigos sobre RSS classificados por área temática
- Tabela 3 - Dissertações e Teses sobre Sustentabilidade Ambiental e RSS
- Tabela 4 - Trabalhos sobre RSS por IES depositárias
- Tabela 5 - Áreas de conhecimento relacionadas aos trabalhos acadêmicos sobre RSS
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.