PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO VISANDO ENERGIA ALTERNATIVA

  • Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso
  • Mauro Batista Sampaio
  • Edval Lavor Bezerra
  • Maria Aparecida Liberato Milhome

Resumo

Este estudo objetivou verificar a produção de metano em duas estações de tratamento de esgoto sanitário, compostas de reatores tipo UASB, no semiárido cearense. O processo no interior dos reatores consiste basicamente de um fluxo ascendente de esgotos por meio de um leito de lodo denso e de elevada atividade e com coleta do efluente na parte superior. No fundo do reator há a formação de um leito de lodo mais denso até um lodo mais disperso próximo ao topo do reator. A estabilização da matéria orgânica ocorre pela da passagem e mistura do esgoto no leito de lodo promovida pelo fluxo ascensional e das bolhas de gás formadas. Utilizou-se três reatores do tipo UASB, em escala real. Os resultados demonstraram que no reator 1 obteve eficiência de 94% de remoção de matéria orgânica em termos de DQO, sendo convertida 49,67 Kg DQO CH4/dia, alcançando uma quantidade máxima de metano de 19,30 m3/dia em um TDH de 17,5 horas, a uma temperatura operacional de 30°C. Nos reatores 2 e 3 observou-se eficiência de 90% de remoção de matéria orgânica em termos de DQO, sendo convertida 295,30 Kg DQO CH4/dia, obtendo uma quantidade máxima de metano de 115,11 m3/dia em um TDH de 4,5 horas, a uma temperatura operacional de 31°C. Neste contexto, pode-se concluir que os resultados alcançados indicaram um potencial significativo de produção de metano a partir da remoção da carga orgânica, com possibilidades de aproveitamento energético a partir de uma fonte renovável.

Biografia do Autor

Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso
Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Doutorando em Química e Biotecnologia pela UFAL. Professor da URCA Iguatu. Colaborador do SAAE Iguatu.
Mauro Batista Sampaio
Biólogo pela UECE. Coordenador do Núcleo de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE Iguatu
Edval Lavor Bezerra
Graduado em Letras pela UECE. Superintendente do SAAE Iguatu.
Maria Aparecida Liberato Milhome
Química pela UFC. Mestre e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento) pela UFC. Professora do IFCE Campus Iguatu.

Referências

CHERNICHARO, C. A. L. (2007). Reatores anaeróbios. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, Belo Horizonte, Brasil, 246p.

COELHO, S. T.; VELÁZQUEZ, S. M. S. G.; SILVA, O. C da.; ABREU, F C de. (2006). Geração de energia elétrica a partir do biogás proveniente do tratamento de esgoto utilizando um grupo gerador de 18 kW. Anais... V CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO. Brasília, DF. 12f.

GARCIA, F. R. C. (2009). Avaliação do desempenho de um reator anaeróbio compartimentado no tratamento de soro de queijo. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos). Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. São José do Rio Preto, SP. 103f.

LOBATO, L. C. da S. (2011). Aproveitamento energético de biogás gerado em reatores uasb tratando esgoto doméstico. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. 187f.

RISSOLI, C. A. (2014). Estudo de parâmetros operacionais do reator UASB tratando esgoto doméstico e avaliação da biodegradabilidade do seu efluente. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos). Universidade de Brasília. Brasília, DF. 143f.

SOARES, C. F. (2011). Análise da viabilidade do uso de biogás gerado em reator uasb para geração de energia elétrica. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental). Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira. Itabira, MG. 65f.

VAN HAANDEL, A. C.; LETTINGA, G. (1994). Tratamento anaeróbio de esgoto. Um manual para regiões de clima quente. Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Publicado
2016-08-16
Como Citar
Cardoso, P. H. G., Sampaio, M. B., Bezerra, E. L., & Milhome, M. A. L. (2016). PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO VISANDO ENERGIA ALTERNATIVA. Ciência E Sustentabilidade, 2(1), 23-40. https://doi.org/10.33809/2447-4606.21201623-40
Seção
Artigos