REPENSANDO POLÍTICAS PÚBLICAS: DESEMPENHO DE PORTUGAL E BRASIL NO ÍNDICE GLOBAL DA PAZ
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar os resultados que o relatório do Índice Global da Paz (IGP) apresentou sobre Brasil e Portugal, formulando contribuições para a reflexão sobre novas políticas públicas nas áreas que o Índice demonstra ser necessária uma maior atenção, em especial no que se refere à promoção da Paz Positiva. Particularmente, os resultados de Portugal e Brasil foram estudados mais detalhadamente e criamos um espaço dialógico e reflexivo sobre algumas experiências, a partir do foco da promoção da Paz Global. O estudo adotou o paradigma da pesquisa qualitativa e assume o caráter exploratório. Buscamos seguir também uma inspiração etnográfica juntamente com a análise dos resultados de um levantamento bibliográfico. A pesquisa iniciou no primeiro semestre de 2019 sendo fruto de um estágio de capacitação vinculado ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Os resultados indicam a necessidade de tornar o instrumento mais conhecido para ampliar sua contribuição para o desenho de novas Políticas Públicas mais próximas do referencial da Paz Positiva. Acreditamos em sua potência e desejamos que nosso trabalho contribua, em parte, para a sua maior divulgação.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.