INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMO AGREGADO NO CONCRETO
Resumo
Atualmente inúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas para a reutilização e reciclagem de resíduos da construção civil. Torna-se evidente que é preciso adotar processos de gestão para diminuir a disposição inadequadas de resíduos no meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo geral demonstrar a possibilidade do uso dos agregados reciclados de RCC, considerando sua variabilidade, na produção de concretos com desempenho mecânico e durabilidade para fins estruturais. Como resultados parciais, do total de resíduos gerados em Pelotas, cerca de 85% de resíduos de argamassa e concreto. Através do estudo de dosagem identificamos que os concretos produzidos com 35% de RCC apresentaram resultados de resistência à compressão axial e absorção de água próximos aos concretos de produzidos somente com agregado natural.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.