Políticas Públicas e Influência do Capital no Desenvolvimento Econômico e Social nas Áreas Rurais Nordestinas.

  • Cristiane Ferreira Araújo UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA - CAMPUS IGUATU
  • Helson Gomes De Souza Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

O Nordeste expandiu-se, e mudou sua inserção no cenário nacional, acelerando a produção e a inclusão das pessoas em estratos superiores de renda, as políticas públicas apresentadas neste trabalho corroboram essa afirmação. O capitalismo e suas vertentes de desigualdade vêm a tempos perdendo suas forças, mesmo que aos poucos, pois a sociedade cada vez mais se engaja em projetos que diminuam a desigualdade existente entre as pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a importância das políticas públicas implementadas no Nordeste e em especial nas áreas rurais e qual influência dessas medidas para a crise do capital que ocorreu no país e no mundo. O tema foi abordado pelo fato de se observar uma diminuição da desigualdade econômica e social nas áreas rurais nordestinas. Verificaram-se através de dados bibliográficos e estatísticos que a renda dessa população sofreu grandes alterações no período, no entanto, os índices de desigualdade não se mostraram crescentes, no entanto não houve desigualdade extrema entre as rendas no período, o que se faz entender que o capital em crise e políticas públicas consistentes que incluam as pessoas a participarem de um processo de mudanças sociais que os retiram da total exclusão e faz com que elas sejam inseridas em contexto social que lhes traga melhoria de vida.  

Palavras-chave: Políticas públicas. Capital. Áreas Rurais.

Biografia do Autor

Cristiane Ferreira Araújo, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA - CAMPUS IGUATU
GRADUADA EM CIENCIAS ECONOMICAS.
Helson Gomes De Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC
MESTRANDO EM ECONOMIA RURAL

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, A. M. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro, 2014, p.13,14.

AQUINO, J.R; SCHNEIDER, S. Pronaf e o desenvolvimento rural brasileiro: avanços, contradições e desafios para o futuro. Porto Alegre, p.66.

BACELAR, T. et al. Gestão social dos territórios. Brasília: IICA, 2009.

CEPEA – Centro de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/pib/. Acesso em: 17 de março de 2016.

CRUZ, M.S. Mudanças no rural nordestino: uma análise dos determinantes da pluriatividade nas famílias rurais nordestinas, no ano de 2011, Natal, 2013, p.36. Tese de dissertação.

DELGADO, N.G; LEITE, S.P. O Pronaf e o PTC: possibilidades, limites e desafios das políticas territoriais para o desenvolvimento rural. Porto Alegre, 2015, p.242.

FALCON, M. L. O. Estado e planejamento regional: perspectivas e entraves ao desenvolvimento do Nordeste. Rio de Janeiro, 2014, p.245, 247.

GEHLEN, I. Políticas públicas e desenvolvimento social rural. São Paulo, 2004, p. 02,07.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado do Brasil. Porto Alegre, p.20.

GUILHOTO, J.J.M; AZZONI, CR; ICHIHARA, S.M. Contribuição da agricultura e do agronegócio familiar para o PIB do Nordeste. Rev. Econ. NE, Fortaleza, v.45, p.136-152, 2014 (suplemento especial).

GUIMARÃES, J. Instrumentos para o financiamento de uma nova política nacional de desenvolvimento regional. Rio de Janeiro, 2014, p. 331.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad/microdados.shtm.Acesso em: 14 de julho de 2016.

LEMOS, J.J.S. Mapa da exclusão social no Brasil: radiografia de um país assimetricamente pobre. 3. Ed. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2012, p.206.

MACEDO, H.P. Uma nova agenda para o semi-árido do Nordeste. Rio de Janeiro, 2014, p.408.

MALUF, R.S. Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre, p.9.

MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário. Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, 2013, p.11,31,35,63.

NEDER, H.D; SILVA, J.L.M. Pobreza e distribuição de renda em áreas rurais: uma abordagem de inferência. Rev. Econ. Social. Rural. vol.42, n.3. Brasília, jul/set. 2004.

NETO, A. M. Desigualdades regionais no Brasil: notas sobre o padrão de intervenção do Estado nos anos 2000-2010. Rio de Janeiro, 2014, p. 296.

NETTO, J.P; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 8.ed. São Paulo, 2012, p.134.

PEREIRA, V.S; SILVA, A.W.B. Políticas públicas e desenvolvimento rural: o caso de São Tomé das Letras. Minas Gerais, 2009, p.05

PONTES, E.T.M; MACHADO, T.A. Programa Hum milhão de cisternas rurais no Nordeste brasileiro: políticas públicas, desenvolvimento sustentável e convivência com o semi-árido. São Paulo, 2009, p. 11,18.

STANDING, G. Respondendo à crise da transformação global: porque uma renda básica é necessária. Brasília, dez-10, p.71.

SUBIRATS, J. Quais políticas públicas para qual crise? Transformação social e intervenção do Estado. Brasília, dez-10, p.111.

Publicado
2016-12-26
Como Citar
Araújo, C. F., & De Souza, H. G. (2016). Políticas Públicas e Influência do Capital no Desenvolvimento Econômico e Social nas Áreas Rurais Nordestinas. Ciência E Sustentabilidade, 2(2), 128-145. https://doi.org/10.33809/2447-4606.222016128-145
Seção
Artigos