DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GOVERNANÇA, PARTICIPAÇÃO E PARCERIAS INTERSETORIAIS

  • Yasmine Santos Mansur
  • Danusa Coutinho
  • Armindo Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Considerando a complexidade do mundo globalizado, a interdependência das relações humanas e os desafios sociais e econômicos comuns, este ensaio teorico pretende construir um framework, sobre as bases do desenvolvimento sustentável, trazendo os conceitos, que acreditamos ser de suma importância para o alcance do mesmo. Neste artigo, discutimos a emergência e os desafios de entender o desenvolvimento sustentável em seus três núcleos fundamentais; a governança territorial, a participação social e as parcerias intersetoriais. Nessa perspectiva, o presente ensaio tem por objetivos a descrição desses, bem como identificar as oportunidades e desafios que tais práticas colaborativas agregam a pretenção de um desenvolvimento que de fato seja sustentável. Buscou-se clarificar um pouco mais as questões referentes a governaça e participação como elementos, relevantes para a prática dos projetos e parcerias em prol do desenvolvimento dos territórios, evidenciando pontos críticos para o sucesso destas práticas. O artigo está composto por cinco seções distintas, sendo que na primeira trata-se da introdução ao tema e na segunda parte são discutidos os conceitos referentes a governança territórial. Na terceira seção foi realizada uma análise a respeito dos desafios da participação, seguida da quarta seção que trás uma reflexão quanto aos desafios das parcerias intersetoriais. Por fim, a quinta seção apresenta as considerações finais a respeito do tema.

Referências

Arretche, M. (1996), Mitos da descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31 (11): 44-66.

Avritzer, L.,Recamán, M. & Venturi, G. (2004), O associativismo na cidade de São Paulo, in Leonardo Avritzer (org.), O associativismo em São Paulo, São Paulo, Editora da Unesp.

Dowbor, L. et al. (2002). A Comunidade inteligente: visitando as experiências de gestão local. In: Silvio Caccia-Bava, Veronika Paulics, Peter Spink (Org). Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. Pólis Programa Gestão Pública e Cidadania, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 33-51.

Fischer, R. M., Fedato, M. C. L. & Belasco, P. F. (2005). Sustentabilidade sócio-ambiental de alianças estratégicas intersetoriais: um estudo de caso sobre comunidades extrativistas na região da Amazônia. In: Conferencia Regional de América Latina y del Caribe de ISTR. Universidad Ricardo Palma, Peru, V, 1-27

Publicado
2016-12-26
Como Citar
Mansur, Y. S., Coutinho, D., & Teodósio, A. (2016). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GOVERNANÇA, PARTICIPAÇÃO E PARCERIAS INTERSETORIAIS. Ciência E Sustentabilidade, 2(2), 28-50. https://doi.org/10.33809/2447-4606.22201628-50
Seção
Artigos